Livro digital dá educação ambiental aos alunos da rede municipal do Recife

Livro virá nos 4,5 mil tablets que serão distribuídos entre os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental

Plenário da AlepePlenário da Alepe - Foto: Luiza Alencar

Fazer das crianças agentes multiplicadores de educação ambiental por meio do conhecimento. É o que pretende o Mangue e Tal Playbook, primeiro livro digital da Secretaria Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, que será instalado nos mais de 4,5 mil tablets pertencentes às escolas da rede municipal de educação, ficando disponível para mais de 60 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A ferramenta, já disponível para download por meio do site da pasta, combina jogos, vídeos, leitura e conscientização ambiental.

A garotada poderá brincar com desafios de memória, caça ao lixo no rio, assistir a vídeos sobre águas, verde urbano e reciclagem, entre outras aventuras. Também pode se divertir com um gibi que conta a história da Turma Mangue e Tal, formada por seis personagens do programa "Educar para uma Cidade Sustentável", da Prefeitura do Recife.

"É uma forma de aproximar ainda mais a realidade das crianças, com as temáticas de meio ambiente do Recife. A Capital vem se destacando dentro das plataformas digitais e a secretaria entra nesse nicho dando um apoio a mais nessa área. A ideia é ter o máximo de alcance com a criançada e desenvolver nessas essa conscientização ambiental", destacou o secretário-executivo de Meio Ambiente do Recife, Maurício Guerra.

Em um dos games, o usuário controla o caranguejo-robô Du Porto para coletar pneus, latas e outros resíduos do leito do rio. No jogo da memória, é preciso acertar onde estão os pares de saguim, capivara, tamanduá e outros animais que compõem a fauna recifense.

Parque da Jaqueira 

Quem for visitar o Econúcleo Jaqueira, espaço de educação ambiental no Parque da Jaqueira, também poderá conhecer o livro interativo na sala de jogos digitais. O espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h.

A iniciativa do Mangue e Tal Playbook é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Veja também

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York
EUA

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial