Missa homenageia os 110 anos de Dom Helder; veja fotos

Celebração foi na manhã deste domingo (10), na Igreja das Fronteiras, que ficou lotada

Celebração eucarística pelos 110 anos de Dom HelderCelebração eucarística pelos 110 anos de Dom Helder - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A tradicional missa dos domingos na Igreja das Fronteiras, no bairro do Derby, área central do Recife, lembrou este domingo (10) a passagem pelo aniversário de 110 anos de Dom Helder Câmara. A igreja ficou lotada de fieis para a homenagem.

O religioso que nasceu em 7 de fevereiro e faleceu em 27 de agosto de 1999, já tinha recebido uma celebração especial na última quinta-feira (7), com um sarau onde estiveram presentes artistas, historiadores e admiradores.

Leia também:
Dom Helder: 110 anos de nascimento celebrados com música e poesia
Beatificação de dom Helder segue para análise no Vaticano

“Neste domingo estamos recebendo vários padres, o que por si já é uma festa, e reforça a presença de Dom Helder. Ele sempre dizia que a missa representava para ele uma renovação diária e a tinha como o ponto máximo de alimento para a alma”, disse a curadora do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), Lucinha Moreira.

Sobre a semana de homenagens, ela relembrou o sarau que reuniu entre outras participações Silvério Pessoa, Cylene Araújo e o bloco Artesãos da Boa Vista, também na Igreja das Fronteiras. “O sarau foi no dia mesmo do nascimento dele. Queríamos repetir uma coisa que ele fazia muito no Palácio dos Manguinhos, que era chamado por ele de noitada. Cada dia tratavam de uma coisa, literatura, sociologia, filosofia, e intercalava com cantos religiosos e Música Popular Brasileira. Foi muito bonito, empolgou todo mundo”, disse.

Outra homenagem ficou por conta do lançamento do projeto Memória Viva. A iniciativa é um canal no Youtube com depoimentos de quem teve alguma experiência com Câmara. O primeiro vídeo postado foi o do cantor e compositor Chico Buarque, mas outras personalidades como Frei Betto e Leonardo Boff já encaminharam relatos que devem ir ao ar.

Veja também

Brasil registra 23.227 casos e 661 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h
Coronavírus

Brasil registra 23.227 casos e 661 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h

Doria assina decreto que dá isenção de ICMS a medicamento para doença rara
saúde

Doria assina decreto que dá isenção de ICMS a medicamento para doença rara