Moradores reclamam de esgoto aberto em Jaboatão

Ainda segundo os moradores, a tampa já foi consertada várias vezes, mas o problema ressurge afetando, inclusive, no comércio das proximidades

A caixa coletora que está aberta fica próximo a uma parada de ônibus. Segundo moradores, várias pessoas já caíram no localA caixa coletora que está aberta fica próximo a uma parada de ônibus. Segundo moradores, várias pessoas já caíram no local - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Moradores e comerciantes da avenida Ulisses Montarroyos, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, reclamam que a tampa de um esgoto, que fica próximo a uma parada de ônibus, vive constantemente quebrada por não aguentar o peso dos carros que circulam pelo local.

Ainda segundo os moradores, a tampa já foi consertada várias vezes, mas o problema ressurge afetando o cotidiano e o comércio das proximidades. Segundo o morador João de Mendonça, várias pessoas já caíram dentro do buraco; para evitar novos acidentes, um pneu foi colocado no local. “Até uma criança já caiu nele, além de alguns carros que já ficaram com a roda presa dentro do esgoto. Isso é um absurdo”, ressaltou.

A reportagem da Folha de Pernambuco esteve no local após o leitor Fábio Júnior da Silva enviar a denúncia para o WhatsApp do Portal FolhaPE - (81) 98187.9290. Na mensagem, ele disse não ser a primeira vez que usam uma solução paliativa no local. “É um absurdo. Pagarmos os nossos impostos, mas não temos retorno”, criticou.

Leia também:
Moradores denunciam agentes de limpeza de Moreno de jogarem lixo em rio
500 moradores foram retirados de suas casas por risco de barragem em Minas Gerais

O comerciante da área Valdir da Silva contou que o problema existe há mais de cinco anos, e que já acionou a Prefeitura de Jaboatão várias vezes, mas o problema não é solucionado efetivamente. “Eles fecham o buraco, mas o material usado na obra não suporta o peso nos carros e acaba cedendo novamente”, explicou.

Ainda de acordo com Valdir, o buraco, que fica em frente ao estabelecimento dele, atrapalha nas vendas e muitos clientes reclamam. “Meus clientes possuem dificuldade para estacionar e outros acham que a responsabilidade pelo buraco é minha, quando na verdade não é. Eu faço a minha parte cobrando uma solução da prefeitura, mas não adianta”, comentou.

Pessoas que precisam pegar ônibus na parada próximo ao esgoto também relataram incômodo com a situação. “Os ônibus precisam desviar do buraco para evitar piorar ainda mais o problema”, contou o passageiro Bruno Oliveira. “A prefeitura precisa agir e fazer uma obra que solucione efetivamente", relatou o passageiro Francisco Pereira.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que os serviços de reparo da caixa coletora localizada na Avenida Ulisses Montarroyos, no bairro de Barra de Jangada, serão feitos nos próximos 25 dias, tempo que, segundo a Prefeitura, é necessário para confecção e cura da tampa do equipamento.

Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres