Mutirão na Alepe oferece serviços gratuitos à população

O mutirão acontece até as 12h desta quarta-feira (9) e oferece a emissão gratuita de RG, CPF, certidões de casamento, nascimento e óbito

O mutirão acontece até as 12h desta quarta-feira (9) na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)O mutirão acontece até as 12h desta quarta-feira (9) na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) - Foto: Vinícius Lucena/ Folha de Pernambuco

Uma ação em comemoração aos 30 anos da promulgação da Constituição Estadual está oferecendo uma série de serviços gratuitos para a população. O mutirão que acontece até as 12h desta quarta-feira (9) na sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, conta com a parceria de órgãos como o Procon, Detran, Celpe, Compesa, Expresso Cidadão, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social, entre outros. Entre os serviços mais procurados está a emissão de documentos; para este serviço, estão sendo distribuídas 300 fichas de atendimento.

Estão sendo oferecidos a emissão gratuita de RG, CPF, certidões de casamento, nascimento e óbito - oferecidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS) - e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (único serviço pago). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) participa da ação oferecendo regularização de uniões estáveis e orientações jurídicas.

Leia também:
Alepe realiza mutirão de serviços gratuitos à população
Programa É Meu Direito oferece serviços gratuitos em Nazaré da Mata
Governo pretende digitalizar mais de 2 mil serviços até final de 2020

A população ainda pode usufruir de serviços de saúde, beleza e cuidados; também haverá ações da Compesa como inscrições na tarifa social para a redução do valor da conta de água e negociação de dívidas. Também estão sendo inscrições em cursos profissionalizantes para jovens e ações de mediação de conflitos.

De acordo com a superintendente geral da Alepe, Christiane Vasconcelos, cerca de 4 mil pessoas devem ser atendidas ao longo da manhã. “A Constituição Estadual, assim como a Federal, tem a mesma preocupação com a questão da cidadania, por isso foi idealizada essa ação voltada para a população”, disse a superintendente.

O estudante secundarista Vinícius Santiago chegou cedo à Alepe e aproveitou a iniciativa para solicitar a terceira via da identidade. "Estou precisando do documento pra fazer o vestibular e tentar entrar na faculdade. Perdi o RG e tentei tirar por varias vezes mas só aqui consegui de forma gratuita", afirmou Vinícius.

A iniciativa também ajudou a aposentada Iracema Soares, 69, que levou uma das netas para atualizar a documentação. “É uma ação que me serviu muito a todos, pois teríamos que pagar pra emitir os documentos. Por isso tantas pessoas vieram aqui hoje”, conta Iracema, que, junto à neta, chegou à Alepe com duas horas de antecedência.

A promulgação da Carta Magna do Estado aconteceu no dia 5 de outubro de 1989, 352 dias após o início das atividades da assembleia constituinte, que contou com a participação de 57 deputados.

Veja também

Conheça os tipos de vacina contra a Covid-19
Coronavírus

Conheça os tipos de vacina contra a Covid-19

Como a Covid afetou o tratamento do câncer
Inspiração Saúde

Como a Covid afetou o tratamento do câncer