No Dia da Mulher, delegacia promove ações de saúde e cidadania

Evento busca aproximar mulheres da delegacia, segundo Gleide Ângelo

Ação da Delegacia da MulherAção da Delegacia da Mulher - Foto: Thaynna Mendes/Folha de Pernambuco

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8), ações de cidadania e beleza foram ofertadas no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. O evento “Mulher, Conheça a sua Delegacia da Mulher”, que ocorreu das 6h30 às 13h, é uma parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Departamento de Polícia da Mulher (Dpmul).

A ação, realizada na rua do Pombal, ao lado da Delegacia da Mulher de Santo Amaro, animou as mulheres que receberam serviços gratuitos de design de sobrancelha, maquiagem e corte de cabelo. A delegada Gleide Ângelo, titular do Dpmul, enfatiza que o evento é para aproximar as mulheres da delegacia. As delegadas, agentes e escrivães do Dpmul conversaram, orientaram e mostraram como trabalho é feito nas delegacias especializadas no atendimento à mulher. 

"Queremos dizer que as mulheres não precisam ter medo de procurar a polícia. Nós acreditamos nelas, estamos no mesmo lado dessa batalha e dispostas a investigar cada caso que chegar às delegacias", afirmou Gleide Ângelo. Além dos serviços de beleza, o encontro oferece aferição de pressão arterial, orientação para prevenção do câncer do colo do útero, exames de glicemia, orientação jurídica e oficinas de boneca abayomi (símbolo de resistência, tradição e poder feminino) e turbante.

A professora de curso de cabeleireiro do Senac Gilvete Rafael reforça a diversificação da ação, que não oferece apenas cortes de cabelo. "Também temos design de sobrancelha e limpeza de pele. As mulheres estão recebendo de maneira positiva e, além dos serviços, elas ganham brindes com shampoo, condicionador e itens para manutenção", detalhou.

Leia também:
Doença renal atinge 195 milhões de mulheres no mundo
Professoras lideram o ranking das ocupações femininas


A artesã Sílvia Brandão, de 52 anos, falou sobre o evento. "Sempre participo das ações do Sesc, da Academia de Cidade que frequento. Vim fazer a sobrancelha e estou muito feliz com esse serviço", disse. O evento teve participação especial das cantoras Cristina Amaral, Irah Caldeira, Nádia Maia, além das Mulheres Motociclistas, Orquestra 100% Mulher e Maracatu Estrela da Sedução.

Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres