Novembro Azul: Substância encontrada em alimentos faz bem à saúde do homem

No Brasil, anualmente, mais de 60 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de próstata

Novembro azulNovembro azul - Foto: Reprodução/Internet

Estamos no mês de Novembro e neste período adotamos a campanha Novembro Azul. Este projeto tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da busca do Médico para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Esta doença chega a ser a 2ª causa de morte masculina por câncer no mundo inteiro, ficando atrás apenas do de pulmão. No Brasil, anualmente, mais de 60 mil pessoas são diagnosticadas com esta doença. Além da prevenção com abordagem socioeducativa, não podemos esquecer que a alimentação é algo fundamental para diminuir o risco dessa doença.

Neste contexto, o Licopeno é um nutriente cada vez mais estudado. Esta substância se enquadra do grupo dos carotenóides, diminui os problemas relacionados ao coração e visão. Quando utilizamos o Licopeno, protegemos o nosso DNA das agressões geradas pelo excesso de Radicais Livres. Além disso, ao reduzir o acúmulo de gordura abdominal, diminui a Aromatização masculina, excesso de hormônios estrogênios, que pode ser um fator de risco para câncer de próstata. Você pode encontrá-lo nos vegetais vermelhos como tomates, pimentões e pimentas. Recomendo a aumento da ingesta desses alimentos, pois assim os riscos de doenças como esta, serão reduzidos. Consulte sempre o seu médico.

SAÚDE EM DIA
Como surgiu o Novembro Azul?


Para esclarecer sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, surgiu o movimento internacional Novembro Azul. Durante todos os trinta dias de novembro são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento. Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. (Fonte: Portal Mundo Educação)

Feira Fitness com últimos dias de inscrições

A Recifitness chega a sua 5ª edição neste ano. A feira acontecerá no Rio Mar Shopping, no bairro do Pina, nos dias 11 e 12 de novembro. A abertura acontecerá no sábado, dia 11, às 11h, com a palestra de Christian Munaier e o tema “Gestão de Academias”. Durante os dois dias do evento haverá palestras e oficinas para profissionais e estudantes de Educação Física, Nutrição e outras áreas ligadas à saúde e qualidade de vida. Dentre os convidados: o médico Rafael Coelho e o personal trainer Jefferson Lobo. Presença Vip confirmada de Dani Bolina. Informações e inscrições pelo site: www.recifitness.com.br ou pelo telefone: 81 4101.5810.

Leia também:
Entenda o significado das Curvas “L” e “U” no processo de emagrecimento
Prática ortomolecular previne diversos tipos de doenças
Introdução alimentar: desafio começa com aleitamento


DOSE DE SAÚDE

André Ferreira Cavalcanti é professor e produtor audiovisual

André Ferreira Cavalcanti é professor e produtor audiovisual - Crédito: Cortesia


“Minha Dose diária de saúde é dar valor aos pequenos momentos da vida. Observar os detalhes e ver o quanto as partes integram o todo. Após um período de dedicação pesada aos estudos fora do Brasil e, consequentemente, vida sedentária, passei a praticar pilates duas vezes por semana. Recuperei minha postura e já não sinto mais dores nas costas ocasionadas pelas horas de trabalho no computador”. (André Ferreira Cavalcanti, professor e Produtor Audiovisual).


VOCÊ SABIA?
Saiba mais sobre o “açúcar do leite”: a lactose

Lucas Viana Luz, médico do Instituto Luz - Investigação de Alergias

Lucas Viana Luz, médico do Instituto Luz - Investigação de Alergias - Crédito: Cortesia



"A intolerância à lactose é uma doença disabsortiva que pode acometer qualquer indivíduo em qualquer faixa etária. Mas o que seria a intolerância à lactose? A lactose popularmente conhecida como 'açúcar do leite' para ser digerida necessita da enzima lactase, presente no intestino do indivíduo, alterações na quantidade e função dessa enzima, podem gerar problemas na digestão da lactose, ocasionando sintomas: sensação de saciedade, gases, distensão e dor abdominal, diarreia, entre outros. Os sintomas são avaliados isoladamente em cada paciente e o profissional além da história clínica lança mão de exames para auxílio diagnóstico. O Teste de H2 (Lactest) é considerado pela literatura o padrão ouro no diagnóstico, o mesmo consiste na coleta do ar da expiração do paciente, similar ao bafômetro, totalmente prático e indolor, existe também o exame denominado curva de lactose que avalia alterações na glicemia do paciente, sendo necessário até cinco coletas de sangue. Caso possua sintomas, busque profissional capacitado para atendê-lo". (Lucas Viana Luz, médico do Instituto Luz - Investigação de Alergias).


* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e atualização em Medicina Ortomolecular. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE). Sugestões para [email protected]

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

Veja também

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York
EUA

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial