Olinda abre Carnaval com frevo e chuva

Aguaceiro interrompe as apresentações por 40 minutos

Abertura do Carnaval 2018 de OlindaAbertura do Carnaval 2018 de Olinda - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Chuva, frevo e folia. Não necessariamente nessa ordem, Olinda abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira (8), o Carnaval 2018. A abertura, na Praça do Carmo, começou no início da noite com um cortejo que reuniu representantes de blocos pesos-pesados, como Pitombeira e Elefante, e tradicionais, como a troça centenária O Cachorro do Homem do Miúdo.

Para prestigiar a festa, o prefeito de Olinda, professor Lupércio, marcou presença junto ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que disse que as festas de rua de Olinda, Recife e das cidades do interior do Estado representam o melhor Carnaval do Brasil. O governador desejou ainda "um Carnaval de muito frevo e paz, com muito conforto para o turista".

Leia também:
Tumaracá leva multidão ao Marco Zero do Recife
Bloqueio de vias em Olinda começa nesta sexta
Turistas começam a chegar para o Carnaval de Olinda


Por volta das 19h, a abertura foi interrompida por uma forte chuva, com ventania. No local, muitas famílias - inclusive com crianças - assistiram às apresentações, retomadas após 40 minutos, pelo Flor da Lira, seguida depois por Rogério Rangel entoando frevos. Em seguida, diversos artistas prestaram homenagem ao cantor Tito Lívio, falecido em novembro passado. Tito foi homenageado pela prefeitura, que batizou com seu nome o polo instalado na praça do Carmo.

Apesar do temporal, as pessoas não arredaram pé da praça. "Em todo show de Alceu a chuva vem abençoar. Mas as expectativas são as melhores", contemporizou o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral. "Quase que eu ia embora, mas valeu a pena esperar", concordou a foliã Renata Cipriano, que chegou cedo para acompanhar as festividades.

Alceu Valença encerrou a cerimônia oficial, subindo ao palco por volta das 23h.  Pouco antes, o cantor havia recebido uma homenagem durante evento no Catamaran, no bairro de São José. Vestido a caráter e com a animação de sempre, ele levantou a multidão no encerramento do primeiro dia de Carnaval olindense. 

Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres