Recife comemora 481 anos com programação cultural

Tradicional bolo da festa terá 400 quilos distribuídos em 3,5 mil fatias

Marco Zero, no Recife AntigoMarco Zero, no Recife Antigo - Foto: Peu Ricardo/Arquivo Folha de Pernambuco

O Recife completa 481 anos na próxima segunda-feira (12) e, para celebrar a data, a Prefeitura da cidade promoverá dois dias de programação cultural. Entre os destaques, o espetáculo "O Boi Voador", na avenida Rio Branco, na área central da Capital, no domingo (11), e o tradicional corte de bolo na segunda, no Bairro do Recife, também no Centro. Serão 400 quilos distribuídos em 3,5 mil fatias.

A preparação da receita inclui 52 quilos de margarina, 72 quilos de açúcar, 704 ovos, 26 quilos de chocolate, 79 quilos de farinha de trigo e dois quilos de fermento. A programação terá ainda o Recife Antigo de Coração especial de aniversário, atividades culturais, desfile dos campeões do Carnaval e apresentação de orquestras em cruzamentos.

Leia também:
Aniversário do Recife terá rua com cervejas artesanais
PCR planta mudas em comemoração ao aniversário do Recife
Olinda comemora 483 anos com corte de bolo, shows e atividades esportivas

Domingo
No domingo, "O Boi Voador", peça dirigida por José Pimentel e Ruy Aguiar, rememora a inauguração da então ponte do Recife, atualmente nomeada ponte Maurício de Nassau. No dia da inauguração da obra, em 28 de fevereiro de 1644 - durante o período da invasão holandesa -, o conde Nassau prometeu fazer um boi voar sobre a ponte. O fato inusitado realmente aconteceu: um boi de couro empalhado, suspenso por cordas e movidos por roldanas, ganhou os céus da cidade, despertando risadas nos presentes. O Boulevard Rio Branco será o cenário da encenação, que terá início às 18h.

Ao longo do mesmo dia, das 8h às 17h, o Recife Antigo de Coração Especial de Aniversário traz diversas atividades esportivas e culturais no Bairro do Recife. Nas ruas Bom Jesus e Barbosa Lima, funcionará a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. A programação também terá aluguel de patins e bicicletas, prática de mini futebol, badminton, vôlei, skate e outros esportes, showbol e os polos Cervejeiro e Afro. Shows de nações de maracatu no Marco Zero, desfile de bonecos gigantes com orquestra de frevo e bloco lírico completam o dia.

Segunda-feira
Na segunda-feira, das 6h às 9h, cinco cruzamentos do Recife serão tomados por uma orquestra de frevo e personagens da cultura popular. Os locais que receberão o bom dia especial serão a avenida Rui Barbosa (sinal do Colégio São Luís), avenida Caxangá (sinal do Hospital Getúlio Vargas), avenida Norte (sinal do Cemitério dos Ingleses), avenida Boa Viagem (sinal da Padaria Boa Viagem) e avenida Agamenon Magalhães. A partir das 15h, o Boulevard Rio Branco recebe o desfile os 33 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2018.

A festa ganha um palco na esquina da rua Dona Maria César com a Rio Branco a partir das 19h. Comandada pela Família Salustiano, o aniversário do Recife será celebrado com apresentações de coco, ciranda, cavalo marinho, maracatu, frevo e ritmos típicos da capital. O encerramento terá o corte do bolo gigante e queima de fogos no Marco Zero.

Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres