Segundo domingo da quarentena tem baixa movimentação no Recife

Reportagem da Folha de Pernambuco verificou uma queda na circulação após percorrer ruas do Centro, Zona Sul e Zona Norte da Cidade

Movimentação no TI Joana Bezerra, no RecifeMovimentação no TI Joana Bezerra, no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O segundo domingo (24) de quarentena rígida foi de baixa movimentação no Recife. Com o início do dia marcado por chuvas, céu nublado e vias alagadas, houve uma circulação tranquila de carros e pessoas nos pontos visitados pela equipe de reportagem da Folha de Pernambuco. Para garantir o funcionamento do rodízio - proposto pelo Governo do Estado para a capital, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe -, equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Detran e Polícia Militar faziam a fiscalização nos principais pontos da cidade.

Para aumentar a efetividade dos pontos de bloqueio, o Governador Paulo Câmara (PSB) ampliou, ontem, em reunião, para 50 os postos de fiscalização. A nossa visita começou por um deles, no Viaduto Capitão Temudo, bairro de Joana Bezerra, na área central da cidade. Agentes da CTTU e policiais militares orientavam os motoristas que seguiam no sentido ao bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Uma fileira de carros se formava à direita e boa parte dos veículos com placas ímpares eram orientados a retornarem para casa.


Leia também:
Fiscalização da quarentena na RMR será aumentada
Isolamento social cresce 10% na primeira semana de quarentena mais rígida


Já no Terminal Integrado de Joana Bezerra, localizado a poucos metros dali, havia menos passageiros aglomerados em filas, respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Policiais militares faziam a segurança do local e os ônibus chegavam e saíam na frequência necessária para evitar lotações. Na última semana, o Grande Recife Consórcio de Transporte prometeu aumentar a frota de veículos para diminuir a lotação nos coletivos da Região Metropolitana do Recife, além de retirar a meia entrada para os usuários do VEM comum aos domingos.

Embora pessoas desrespeitassem o distanciamento social na feira e no mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o bairro tinha menos circulação de transeuntes que nos finais de semana anteriores. Ele ocupa a quinta posição entre as localidades com mais casos da Covid-19, com 171 confirmações, de acordo como boletim da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). Já na comunidade do Coque, no Centro, moradores se aglomeravam em frentes às casas e enfrentavam os alagamentos das chuvas da madrugada e da manhã do domingo.


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

 

Veja também

Brasil registra 631 mortes por Covid-19 em 24 horas
Coronavírus

Brasil registra 631 mortes por Covid-19 em 24 horas

Pernambuco registra mais 1.100 casos e 39 mortes por Covid-19
Coronavírus

Pernambuco registra mais 1.100 casos e 39 mortes por Covid-19