Segurança do Carnaval terá câmeras, helicópteros e agentes infiltrados

Decreto publicado nesta terça (21) obriga os servidores a cumprirem suas escalas de trabalho nesse período

Coletiva do carnavalColetiva do carnaval - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O esquema especial de segurança para o Carnaval 2017 em Pernambuco, que vigora de 24 de fevereiro a 5 de março, contará com dois helicópteros, duas plataformas elevadas e agentes de inteligência infiltrados entre os foliões. O decreto 44.128, assinado pelo governador Paulo Câmara e publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21), obriga os servidores a cumprirem suas escalas de trabalho nesse período.

O efetivo que participará da operação é composto por 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior. Segundo o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, as plataformas elevadas serão instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero. Haverá também câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia e reforço da frota de veículos.

Detalhando o quantitativo de oficiais, serão 23.021 policiais militares, 4.692 policiais civis, 2.892 bombeiros, 443 da Polícia Científica, 118 ligados à Corregedoria e 47 ao Grupamento Tático Aéreo (GTA). As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa da Secretaria de Defesa Social (SDS), na manhã desta terça-feira (21).

Somente durante o Galo da Madrugada, no sábado (25), atuarão 4.254 profissionais, interligados a dois centros de comando, localizados no fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife. Nesses dois locais, funcionarão também os postos do Juizado do Folião, que serve para atender os delitos de menor potencial ofensivo.

Já o Centro de Operações do Carnaval funcionará, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional - CICCR, localizado no bairro de São José. A central vai abrigar diversos órgãos, como as polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec, que funcionarão de forma integrada à SDS.

Veja também

Carrefour anuncia fundo de R$ 25 milhões para combate ao racismo no país
Beto Freitas

Carrefour anuncia fundo de R$ 25 milhões para combate ao racismo no país

Estudo da Coronavac no Brasil chega à fase final com número mínimo de infectados
vacina

Estudo da Coronavac no Brasil chega à fase final com número mínimo de infectados