Senado dos EUA confirma Rex Tillerson como secretário de Estado

Ele foi confirmado por 56 votos contra 43, com quatro democratas se unindo a todos os 52 republicanos que se pronunciaram a favor

Rex Tillerson, secretário de Estado de TrumpRex Tillerson, secretário de Estado de Trump - Foto: Alex Wong/Getty Images North America/AFP

O Senado dos Estados Unidos confirmou por maioria simples, nesta quarta-feira (1º), o empresário do setor do petróleo Rex Tillerson, de 64, como novo secretário de Estado.

Ex-CEO da ExxonMobil, Tillerson assume o controle da enorme máquina diplomática americana, substituindo John Kerry, que deixou o cargo em 19 de janeiro, véspera da posse de Donald Trump.

Ele foi confirmado por 56 votos contra 43, com quatro democratas se unindo a todos os 52 republicanos que se pronunciaram a favor.

Esse era um dos mais importantes cargos do gabinete de Trump à espera de confirmação pelo Senado, já que o secretário de Estado é o quinto na linha de sucessão da Casa Branca em caso de ausência das demais autoridades.

Outros três secretários já foram confirmados (Defesa, Segurança Interna e Transportes), além do diretor da CIA e da embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

Engenheiro por formação, Tillerson começou na ExxonMobil em 1975 e foi galgando posições até chegar ao cargo máximo em 2006.

Veja também

Trump dá indulto a ex-conselheiro que se disse culpado
internacional

Trump dá indulto a ex-conselheiro que se disse culpado

TikTok obtém novo prazo para vender ativos nos EUA
tecnologia

TikTok obtém novo prazo para vender ativos nos EUA