Sobe para 37 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, todos os casos confirmados até o momento são de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto deste ano

Vacina contra SarampoVacina contra Sarampo - Foto: GEORGE FREY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AF

Sobe para 37 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco. O aumento das notificações foi divulgado na manhã desta quarta-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE).

De janeiro até o dia 28 de setembro deste ano, foram notificados 799 casos suspeitos. Desses, 37 foram confirmados, 284 descartados e os demais estão em investigação. Dos casos confirmados, três são na capital do Estado e um é em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; e o restante é no Agreste: seis em Caruaru, 14 em Taquaritinga do Norte, um em Frei Miguelinho, três em Santa Cruz do Capibaribe, cinco em Vertentes, um em Bezerros e três casos em Toritama.

Leia também:
Começa vacinação contra sarampo para crianças menores de 5 anos
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa segunda
PE contabiliza 731 casos suspeitos de sarampo no ano; 23 foram confirmados


O aumento no número de confirmações aconteceu em um intervalo de oito dias. Segundo o levantamento divulgado no início deste mês pela SES, até o dia 20 de setembro, haviam sido registradas 731 suspeitas da doença, sendo 242 casos descartados e 23 confirmados. Destes, três em Recife, e o restante no Agreste, sendo seis em Caruaru, nove em Taquaritinga do Norte, um em Frei Miguelinho, um em Santa Cruz do Capibaribe, um em Vertentes, um em Bezerros e um caso em Toritama.

"Todos os casos confirmados até o momento são antigos. Trata-se de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Vacinação
Ainda de acordo com a SES, até o dia 4 deste mês, 507.814 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco, sendo 215.986 doses em crianças de 6 meses a 4 anos, o que corresponde a 98% do público-alvo.

A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 25 deste mês para crianças entre 6 meses e 4 anos que ainda não iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal. Já no dia 19 também deste mês, será realizado, em todo o País, o Dia D de Vacinação ainda para esse público.

"Os meninos e meninas dessa faixa etária que já estão com a caderneta de vacinação em dia não precisam comparecer aos postos de saúde. Mas, na dúvida, o importante é que os pais compareçam aos postos com seus filhos para que a caderneta seja analisada por um profissional e a criança fique protegida também contra outras doenças além do sarampo", destaca André Longo.

Segundo a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, apesar de o Estado já ter atingido a meta mínima de vacinação da primeira dose da tríplice viral em crianças de 12 meses, o índice não foi atingido no conjunto de municípios da I e VIII Gerências Regionais de Saúde com sede, respectivamente na capital, Recife, e em Petrolina, no Sertão.

"Essas são áreas populosas e que contam com grande circulação de turistas o tempo todo. Por isso, a importância de intensificar as ações e fazer busca ativa para evitar grande número de crianças desprotegidas", pontua Ana Catarina.

"Também precisamos lembrar da importância da segunda dose, já que, até o momento, somente o município de Palmares e Salgueiro conseguiram atingir a meta mínima de 95%", finaliza. Em todo o Estado, a média atual é de 74,5% de vacinação da segunda dose.

Veja também

Naya Rivera tirou filho da água, mas não teve força para se salvar, diz polícia
LUTO

Naya Rivera tirou filho da água, mas não teve força para se salvar, diz polícia

São Paulo tem 153 bares interditados em primeiro fim de semana de flexibilização
SÃO PAULO

São Paulo tem 153 bares interditados em primeiro fim de semana de flexibilização