Temperatura se aproxima de 50ºC na Índia

Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas

Onda de calor na ÍndiaOnda de calor na Índia - Foto: SANJAY KANOJIA/AFP

As temperaturas se aproximaram de 50 graus centígrados na Índia neste sábado (1º), em uma onda de calor que provocou cortes no abastecimento de água. No estado de Rajasthan, no oeste indiano, a temperatura chegou a 49,6ºC na sexta-feira (31), o dia mais quente na Índia em 2019, informou o serviço de meteorologia.

Em muitos estados do oeste, norte e sul do país as temperaturas chegaram a 47ºC, o que deixou as autoridades em alerta pela falta de água. Na capital Nova Delhi, o Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas e recomendou aos habitantes que não saiam de suas casas nos momentos mais quentes do dia.

Várias cidades expressaram temor de falta de água, enquanto os lagos e rios começaram a secar. Mais de 40% do território indiano enfrenta problemas de seca este ano, advertiu o Instituto Indiano de Tecnologia da cidade de Gandhinagar.

Leia também:
Desigualdade social é reduzida no tratamento de doenças raras no SUS
Voluntariado, um gesto de amor ao próximo


A temporada de monções deve começar uma semana depois do previsto e provavelmente atingirá a faixa sul da Índia, em 6 de junho. Além disso, as chuvas serão menos intensas que nos anos anteriores, de acordo com o centro privado de meteorologia Skymet.

Grande parte da Índia em 1º de junho como uma onda de calor implacável

Crédito: SANJAY KANOJIA/AFP

O caminhoneiro indiano toma banho usando um tanque de água enquanto tenta se resfriar em uma tarde quente de verão em Allahabad. Temperaturas empurradas para 50 graus Celsius (122 Fahrenheit) em grande parte da Índia em 1 de junho como uma onda de calor implacável desencadeou avisos de escassez de água e insolação.

Residentes indianos buscam água potável em um poço nos arredores de Chennai

Residentes indianos buscam água potável em um poço nos arredores de Chennai - Crédito: ARUN SANKAR/AFP

Criança desabrigada toma banho de uma bomba de mão, enquanto ele tenta se refrescar em uma tarde quente de verão em Allahabad

Criança desabrigada toma banho de uma bomba de mão, enquanto ele tenta se refrescar em uma tarde quente de verão em Allahabad - Crédito: SANJAY KANOJIA/AFP

Garoto indiano despeja água em si mesmo enquanto tenta se refrescar em meio a temperaturas crescentes em Nova Déli

Garoto indiano despeja água em si mesmo enquanto tenta se refrescar em meio a temperaturas crescentes em Nova Déli - Crédito: MONEY SHARMA/AFP

 

Veja também

Dezesseis dias após resultado, Trump autoriza transição de governo
EUA

Dezesseis dias após resultado, Trump autoriza transição de governo

Foragido da justiça italiana é preso em Pernambuco
Justiça

Foragido da justiça italiana é preso em Pernambuco