Via-Sacra relembra a paixão e morte de Jesus e levanta debate sobre violência

Jovens atendidos pelo Movimento Pró-Criança (MPC) participaram na celebração no bairro dos dos Coelhos, no Recife

Via Sacra do Movimento Pró-Criança no bairro dos CoelhosVia Sacra do Movimento Pró-Criança no bairro dos Coelhos - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, levar o debate sobre a violência, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, jovens atendidos pelo Movimento Pró-Criança (MPC) participaram da Via-Sacra, na manhã desta terça-feira (27), no bairro dos dos Coelhos, no Recife.

O evento se repete na quarta-feira (28), desta vez no Bairro do Recife, onde seguirá pelas ruas do bairro histórico, se encerrando com a celebração de uma missa na Igreja da Madre de Deus, no Cais da Alfândega.

Leia também:
Começa a Via Sacra no Centro do Recife, em oração para a Semana Santa
NACC receberá doações para a Páscoa
[Vídeo] Receita: ovo de Páscoa para comer de colher


Nos Coelhos, algumas casas serviram de pontos de parada onde foram refletidos os principais momentos da via crucis de Cristo, desde a condenação até o sepultamento. Nas 14 paradas,as crianças e adolescentes rezaram com os moradores da comunidade.

Segundo agente da Pastoral Social do MPC e organizadora da Via Sacra, Lindinalva Dias, as famílias da comunidade são marcadas profundamente pela violência, muitos deles perderam entes queridos que foram assassinados.

Um dos objetivos da ação é mostrar que é possível ter esperança e fé num mundo melhor. "Quando você traz esse momento, você também traz o momento de Cristo na ressurreição. Quando eles estudam, quando estão na nossa instituição, tem cuidado, tem carinho, é uma superação da violência", destaca Lindinalva.

"Não existe seleção, não existe preparação. Tudo acontece no momento. Todo ano é como se fosse o primeiro ano. Todos que desejam participar participam", diz a agente pastoral. O jovem Ricardo Santos da Silva, no papel de Jesus, conta que se sente bem interpretando o Cristo. "Foi um grande homem".

Veja também

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado
meio ambiente

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana
Mariana

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana