Apoios do PSB ao PDT em outros Estados sugerem permuta

Socialistas apostam em permuta

João Campos e Túlio GadêlhaJoão Campos e Túlio Gadêlha - Foto: divulgação

Em algumas cidades que podem ser determinantes para o PDT, como Porto Alegre e Rio de Janeiro, há uma tendência de socialistas apoiarem pedetistas nas corridas majoritárias deste ano. Na Capital do Rio Grande do Sul, o nome dos pedestistas no páreo é a deputada estadual Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola. No Rio, há quem grife, nas hostes socialistas, que Alessandro Molon não estará na disputa majoritária, o que já abriria margem para a composição com o PDT, que tem a deputada estadual Delegada Marta Rocha, como pré-candidata. Martha já elogiou a capacidade de diálogo do PSB. O presidente nacional dos socialistas, Carlos Siqueira, por sua vez, indagado sobre Molon, eventualmente, concorrer à prefeitura, chegou a declarar que tem "voos mais altos" para o deputado.

Em São Paulo, as duas siglas também pode estar juntas em torno de uma candidatura de Márcio França. Em outras palavras, os apoios que o PSB deve hipotecar ao PDT em Capitais importantes para os pedetistas faz socialistas pernambucanos acreditarem em uma permuta, considerando que o projeto eleitoral de João Campos faz do Recife uma das capitais mais importantes para o PSB. Caso essa lógica prevaleça, o PDT recuaria de lançar a candidatura do deputado Túlio Gadêlha.


A benção...
Foi Rodrigo Maia quem convidou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a participar do café da manhã com a bancada do Nordeste na residência oficial do presidente da Câmara em torno de diagnóstico técnico preparado por Raul Henry sobre a região. Maia, aos olhos de muitos, pode fazer um contraponto ao Governo Federal ao centrar atenção no Nordeste.
...padrinho! > Em conversa recente, o deputado federal Augusto Coutinho, vice-presidente nacional do Solidariedade, dirigindo-se a Rodrigo Maia, sugeriu: "Você precisa ser o padrinho do Nordeste!".
Tamo junto > Ainda segundo Coutinho, o debate sobre as desigualdades regionais se dá em momento estratégico: da reforma tributária. E é motivo para a bancada da região juntar forças. Maia já intercedeu em prol do setor sucroenergético local antes, quando decreto do governo previa ampliação da cota de importações anuais de etanol sem tarifa, atingindo a indústria local.
Mão aberta > Se Raul Henry apresentou a criação de um fundo de investimento para o Nordeste, partindo do princípio de que a União poderia ceder 1% dos 9% que lhe cabem da alíquota de 25% do IBS, o deputado Mauro Benevides, do Ceará, também deu uma alternativa: sugeriu que a União corte 10% da renúncia fiscal, que é de R$ 330 bilhões. O resultado seria um fundo de R$ 30 bilhões para o Nordeste.
Ordem...> Prestes a retornar ao Recife, a delegada Patrícia Domingos estava cercada de deputados federais no aeroporto de Brasília, na quinta-feira da semana passada, quando uma autoridade conhecida por seu usual bom-humor para tratar de questões, por vezes, delicadas, virou-se para ela.
...dos fatores > No meio da conversa, o conhecido personagem da política pernambucana fez a seguinte observação: "Delegada, a senhora sempre correu atrás dos ladrões. Se prepare que, agora, são eles que vão correr atrás da senhora!".
APAGA A LUZ > Após André Régis desistir de disputar a reeleição para a Câmara do Recife, outro vereador de mandato do PSDB decidiu abandonar o barco. Júnior Bocão migrará para o Cidadania por não acreditar que o partido conseguirá formar chapa para a eleição do Recife. 

Veja também

Justiça Eleitoral já registrou mais de 55 mil pedidos de candidaturas
Eleições 2020

Justiça Eleitoral já registrou mais de 55 mil pedidos de candidaturas

Barroso defende trabalho da imprensa no combate à desinformação
STF

Barroso defende trabalho da imprensa no combate à desinformação