Carlos Britto

Comércio reaberto e fiscalizações educativas

Em Petrolina, o cronograma de retomada só será mantido se a curva da doença não aumentar na cidade

Carlos Britto escreve de segunda a sextaCarlos Britto escreve de segunda a sexta - Foto: Divulgação

Na principal cidade do sertão, as lojas tentam encontrar o caminho, e os clientes e o shopping local ensaiam um clima de normalidade que parece longe do que se acostumou a ver pelos seus corredores. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) segue acompanhando de perto essa volta cautelosa da economia, com fiscalizações educativas com a finalidade de orientar os comerciantes sobre o protocolo de prevenção ao novo Coronavírus.

Ele adianta que os números do primeiro dia de lojas abertas foram absolutamente exitosos e que não procede a informação que foram realizadas notificações, interdições ou conduções. Na verdade, os números citados na coluna de ontem são referentes ao balanço total das fiscalizações feitas durante todo o período de fechamento do comércio e isolamento social, de 23 de março ao fim de maio.

Em Petrolina o cronograma de retomada só será mantido se a curva da doença não aumentar na cidade. A partir da próxima semana os estabelecimentos que desobedecerem ao decreto poderão ter o alvará de funcionamento cassado ou suspenso e os responsáveis correrão o risco de sofrer outros tipos de penalidades.

Mas em todo o interior do Estado a maioria das pessoas não entendeu que a volta parcial da economia não significa o fim da pandemia. Tanto as prefeituras como o Governo do Estado irão precisar de muito esforço para que essa retomada saia conforme o esperado.


O cara do Incra - O nome é Thiago Angelus Conceição e é sertanejo de Petrolina. Será ele o novo Superintendente do Incra em Pernambuco. Ele substitui o ex-deputado federal Kaio Maniçoba que era uma indicação do partido Solidariedade. Thiago j(a serviu o governo de Pernambuco trabalhando na AD Diper.

Troca de função - Em Carnaíba moradores da zona rural fazem vaquinha para contratação de máquinas afim de consertarem os estragos que as chuvas vêm causando nas estradas. A principal queixa é de que a gestão de Anchieta Patriota abandonou a zona rural e os moradores se veem obrigados a fazerem o papel da prefeitura.

Com defeitos - Quem decidiu acompanhar a volta das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Petrolina que aconteceu por meio de videoconferência, sofreu com constantes quedas de internet e discursos prejudicados por cortes de áudio. A sessão precisou ser reiniciada e acabou começando com atraso. Será que não houve tempo suficiente para ajustarem esses detalhes técnicos?

Serra Talhada - O prefeito Luciano Duque decidiu abrir nesta quarta-feira 3, inscrições para seleção temporária de 56 profissionais de diversa áreas para o combate ao Coronavírus. As inscrições irão até o dia 12 de junho.

Vai processar - Em Caruaru o vereador Edjailson da Caruforró afirmou em live que vai processar os blogs que disseram que ele teria desobedecido o isolamento social, participando de festa com amigos. Ele garante que a notícia é falsa.

Veja também

Com aumento de casos de Covid-19, ganha força nos EUA debate sobre reconfinamento
Coronavírus

Com aumento de casos de Covid-19, ganha força nos EUA debate sobre reconfinamento

Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia
Educação

Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no pós-pandemia