Vinhos e filmes

Murilo Guimarães - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Você conhece alguma mentira que não faz mal nenhum? Quase impossível, né leitor? Que mentira é danosa demais. E meia mentira, será que existe? Pois vou lhe contar uma, inócua. Quando as pessoas me questionam se gosto de assistir filmes, eu respondo: muito! Aí seguem as perguntas. “Já viu tal? Não? E qual? Também não? Mas aquele outro você viu, claro? Não é possível!“ A conclusão vem a seguir: “que conversa, você não gosta de filmes”. Meu leitor, me entenda. Gostar eu gosto, mas dedico meu tempo livre prioritariamente a outras atividades. Como escrever essa coluna, por exemplo. E você?

Se gosta de filmes - de verdade verdadeira - e também de vinhos, vou lhe sugerir sete filmes que, segundo um blog enocultural, estão lá no Netflix esperando pra serem vistos. Vamos à lista. 1) Sour Grapes, um longo documentário sobre Rudy Kurniawan, um enófilo indonésio que se dedicou à falsificação de vinhos nobres; 2) A Sorte do Vinicultor, drama romântico sobre um jovem que conta com apoio de um anjo para plantar seu próprio e bem sucedido vinhedo; 3) O Sabor do Amor, comédia que relata o romance de uma jovem, herdeira de uma vinícola da Califórnia, com o filho do seu maior concorrente; 4) Um Ano em Champagne, filme sobre os bastidores das grandes casas produtoras do mais famoso espumante do mundo; 5) Somm, que retrata a dura rotina de quatro sommeliers submetidos ao difícil exame da Court of Master Sommeliers; 6) Somm - Dentro da Garrafa, continuidade do filme anterior, com histórias dos sommeliers quatro anos depois; 7) Bottle Shock (O Julgamento de Paris), baseado em fato real - sobre o qual já escrevi artigo aqui - retrata a famosa competição entre grandes vinhos franceses e californianos, ganha por estes últimos.

Veja todos, amigo. Consta que são bem interessantes. Se tomar gosto, pesquise lá no Google que você encontrará mais. Vitivinicultura é um campo bem vasto. De minha parte, vou transformar essa minha única meia verdade em verdade absoluta e começarei a ver mais filmes. Começando por algum destes. Posso ser sincero? Por via das dúvidas, enquanto escrevo, estou cruzando os dedos, leitor! Precaução e canja de galinha... Tim, tim, brinde à vida.

ADEGA
Pedra Cancela branco
Preço: R$ 72 Onde: Lacomex, 3081.2131
Semanas atrás eu lhe falei sobre o homônimo, tinto da mesma vinícola do Dão. Esse corte das castas Encruzado, Sercial e Malvasia, sem passagem por madeira, tem sabor de frutas, minerais e ervas, com uma acidez refrescante. É boa compra.

Veja também

Exclusivo: Aurora conhece in loco o Ecoparque, da Natura
TV Aurora - Isabela Pontes

Exclusivo: Aurora conhece, in loco, o Ecoparque, complexo industrial da Natura localizado no Pará

Arsenal goleia Chelsea, amplia saldo de gols no topo do Inglês e pressiona Liverpool e City
Futebol Internacional

Arsenal goleia Chelsea, amplia saldo de gols no topo do Inglês e pressiona Liverpool e City

Newsletter