Fab Lab empodera mulheres com programação gratuita no Rec’n’Play

Todas as atividades do Fab Lab Recife dentro da programação do Rec’n’Play - de 02 a 05 de outubro - terão um ponto de convergência: empoderar as mulheres - Divulgação

Todas as atividades do Fab Lab Recife dentro da programação do Rec’n’Play - de 02 a 05 de outubro - terão um ponto de convergência: empoderar as mulheres para que se envolvam com tecnologia. Isso porque elas sempre estiveram presentes na ciência, pesquisa e inovação - cerveja, geladeira elétrica, algoritmo de programação e wi-fi são algumas das invenções femininas - mas hoje, no Brasil, são apenas 20% da força de trabalho no mercado de tecnologia. Estudos do Fórum Econômico Mundial apontam que caso nenhuma política de equidade de gênero seja aplicada no mercado até 2020, a cada novo emprego criado pela Transformação Digital, 20 empregos convencionais de mulheres serão eliminados. O abismo social vai aumentar.

No Rec’n’Play, o Fab Lab oferece gratuitamente palestras, cursos e oficinas alinhados com o Movimento Mulheres Makers (MMM), uma iniciativa e a maior parte das atividades abrirá vagas exclusivas para mulheres. “A gente quer contar a história da participação da mulher na evolução tecnológica da humanidade para resgatar a autoestima perdida durante tanto tempo em que nos foi dito que ali não era lugar de mulher. Sempre foi.”, afirma Letícia Falcão, Coordenadora de Produção e Projetos do Fab Lab Recife.

As atividades exclusivas são: 04 oficinas básicas de capacitação técnica em fabricação digital; 01) oficina ágil para prototipagem rápida de soluções para nossas cidades a partir da experiência da mulher, o Prototyping Sprint Fab City e 01) open day especial às empreendedoras. Todas as sextas, o Fab Lab abre as portas gratuitamente, mediante agendamento, para quem quer usar os equipamentos. Mas nesta semana vai ser diferente. “A gente vai ter um dia especialíssimo voltado para as empreendedoras porque 5 de outubro é o Dia Nacional do Empreendedor e a gente vai fazer uma programação voltada para as mulheres. Estamos selecionando marcas locais lideradas por mulheres para usarem nosso espaço gratuitamente. E vamos organizar uma venda especial só de produtos feitos por mulheres aqui”, detalha Cris Lacerda, coordenadora de Ciência e Tecnologia do Fab Lab Recife.

Algumas outras atividades são abertas para todos e todas: 02 Fab Talks (palestras), o primeiro com as estudantes de engenharia do "Tech Is For Women" que vai marcar também o lançamento da cerveja do Fab Lab Rec, a Gambi e o segundo encontro que vai juntar convidadas locais, nacionais e internacionais para compartilharem conosco suas experiências à frente de "Grandes Festivais Mundiais de Economia Criativa", como o SXSW, o FAB 16, o RIO2C e o Porto Musical. Para a criançada, 02 oficinas Fab Kids.

As atividades serão facilitadas por uma equipe composta, também em sua maioria, de mulheres. A programação Fab Lab Recife no Rec'n'Play faz parte do Calendário Petrobras, uma agenda de atividades gratuitas realizadas com o patrocínio da Petrobras, que vai possibilitar durante um ano uma programação maker mais acessível ao público.

Invenções de mulheres

De marceneiras a cientistas espaciais, o lugar da mulher é onde ela quiser. Na Mesopotâmia, as mulheres inventaram a cerveja, aproximadamente em 7.000 a.c. Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo de programação do mundo, em 1843. Florence Parpart inventou a geladeira elétrica em 1914. E Hedy Lamarr, que também era atriz de Hollywood, criou a tecnologia que serviu de base para o celular, o bluetooth e o Wi-Fi.

Fab Lab Recife

O Fab Lab Recife nasceu em 2014 e faz parte de uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que hoje conta com mais de 1.800 laboratórios em mais de 100 países, sendo 82 deles no Brasil. Mais que um laboratório de fabricação digital, é uma empresa de design e inovação que materializa ideias e cria oportunidades de aprendizagem para transformar pessoas, escolas, negócios e cidades. De várias formas: criando experiências voltadas para a resolução de problemas e prototipagem de soluções. Democratizando o acesso às máquinas e ferramentas de fabricação digital. Compartilhando conhecimentos e processos. Facilitando o surgimento de soluções inovadoras. Criando conexões entre o mundo digital e a vida real.

Movimento Mulheres Makers

O Movimento Mulheres Makers (MMM) é uma iniciativa tecnofeminista em rede criada com o intuito de empoderar e incentivar mais mulheres na atuação em Ciência, Tecnologia & Inovação, em especial no universo do Movimento Maker, do Tecnofeminismo e do Empreendedorismo a partir de técnicas DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesma) e DIT (Do It Together – Façamos Juntas). Assim, o objetivo do MMM é capacitar mulheres e democratizar o acesso técnico e financeiro às novas tecnologias exponenciais de Fabricação Digital, despertando o interesse, desenvolvendo habilidades e criando mais oportunidades de geração de renda a mulheres cis ou trans, profissionais ou amadoras, jovens ou em situação de vulnerabilidade, com o uso e ocupação do Fab Lab Recife.

REC’n’Play

A terceira edição do REC’n’Play, festival de tecnologias e economia criativa do Porto Digital e da Ampla Comunicação, vai ocupar o Bairro do Recife de 02 a 05 de outubro de 2019.


Confira a programação Fab Lab Recife no Rec'N'Play (02 a 05 de outubro):
https://www.fablabrecife.com/movimento-mulheres-makers-no-recnplay/

fab lab


Veja também

Médico particular de Maradona é acusado de 'homicídio culposo'
Maradona

Médico particular de Maradona é acusado de 'homicídio culposo'

Pernambuco registra 449 novos casos e 11 mortes por Covid-19
CORONAVÍRUS

Pernambuco registra 449 novos casos e 11 mortes por Covid-19