Deputado pernambucano solicita aprovação de projeto

O deputado federal pernambucano, Anderson Ferreira (PR), seguiu a justificativa e deu parecer favorável ao PDC 234/2011, de autoria do deputado João Campos (PSDB/GO), que pretende revogar uma resolução do Conselho Federal de Psicologia e permitir que profissionais da área atue em tratamentos que propõem a reversão da homossexualidade, a chamada ‘cura gay’.

Em seu voto, o deputado Pernambuco, que também pertence a bancada evangélica, destacou que a resolução do CFP, citada pelo “nobre deputado” (João Campos), “cerceia a independência e liberdade dos profissionais e o direito da pessoa que procura um psicólogo de receber orientação profissional conforme a linha que conscientemente buscou”, escreveu no seu relatório.

Para o parlamentar republicano, a Psicologia é uma disciplina em constante evolução e tem diversas correntes teóricas, sendo muito difícil determinar procedimentos corretos ou não, metodologias de trabalho apropriadas ou não. “É direito de o profissional conduzir sua abordagem conforme a linha de atuação que estudou e prefere adotar. Também constitui direito do paciente buscar aquele tipo de atendimento que satisfaz seus anseios”, complementou o deputado.

Antes de chegar a Comissão de Direitos Humanos, a proposição já foi analisada pela Comissão de Seguridade Social e Família, onde recebeu parecer favorável do relator, deputado Roberto de Lucena. A deputada Jandira Feghali (PSB), porém, se manifestou contrária ao Projeto. Na Comissão de Seguridade Social e Família, o PDC terminou não indo para votação.

Veja também

Miss Brasil 2020 será indicada pela nova organização até agosto por causa da pandemia
Concurso

Miss Brasil 2020 será indicada pela nova organização até agosto por causa da pandemia

Kourtney diz estar livre de 'ambiente tóxico' ao deixar Keeping Up With The Kardashians
Celebridades

Kourtney diz estar livre de 'ambiente tóxico' ao deixar Keeping Up With The Kardashians