Marcelo Carneiro Leão vence eleição de reitor da UFRPE

Com 83,5% dos votos válidos, os professores Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas, que formavam a chapa De Mãos Dadas pela UFRPE, foram os primeiros colocados na eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da universidade, para o próximo quadriênio (2020/2024), embora ainda falte a apuração de pouco mais de 200 votos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), para fechar a totalidade.

A eleição foi realizada nesta quarta (6) e quinta (7) nos quatro campi, no Colégio Agrícola (Codai) e nos 12 polos Educação à Distância (EàD), localizados em Pernambuco e na Bahia. A apuração começou por volta das 22h desta quinta (7), na sede da Aduferpe, e foi concluída às 6h15 desta sexta (8).

A chapa vencedora obteve 5.652 votos entre os estudantes, 502 dos docentes e 432 dos técnicos administrativos, liderando nos três segmentos da eleição. A chapa Muda Rural, formada pela professora Mônica Folena e pelo professor José Luiz Sandes, recebeu 870 votos dos estudantes, 150 dos docentes e 100 votos dos técnicos. Ela recebeu até o momento 18,9% dos votos.

A eleição para Reitoria da UFRPE 2019, organizada pela primeira vez pela Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi a maior já realizada na Rural, com mais de 8 mil votantes comparecendo as 57 urnas. O pleito foi paritário, ou seja, os votos dos três segmentos tiveram o mesmo peso.

O resultado deverá ser homologado no dia 14. No dia 28 de novembro o Conselho Eleitoral se reúne para definir a lista tríplice que será enviada ao presidente da República.

Ao final da apuração, a presidenta da Aduferpe, prof. Erika Suruagy, ressaltou a importância do processo para o fortalecimento da democracia interna da UFRPE e que o reitor eleito seja o reitor empossado. “Esse é o desejo da comunidade da UFRPE”, afirmou.

CURRÍCULOS

Marcelo Carneiro Leão é docente do Departamento de Química e vice-reitor da atual gestão. É graduado em Licenciatura em Química (UFRPE), mestre e doutor em Química Computacional (UFPE), pós-doutorado em uso das tecnologias de informação e comunicação do ensino de ciência (Universitat de Barcelona).


Gabriel Rivas leciona no Departamento de Estatística da Rural. É graduado em Estatística pela Unicap e Engenharia Agronômica pela (UFRPE), mestre em Matemática pela (UFPE) e doutor em Biometria e Estatística Aplicada (UFRPE).

Confira o mapa das urnas nesta eleição acessando www.aduferpe.org.br

Veja também

Chega ao fim namoro de Manu Gavassi que começou no BBB 20
Celebridades

Chega ao fim namoro de Manu Gavassi que começou no BBB 20

Há milhares de George Floyds no Brasil, diz Juninho Pernambucano
Futebol

Há milhares de George Floyds no Brasil, diz Juninho Pernambucano