Preso secretário de Finanças de Itamaracá por fraude em licitações

O secretário de Finanças de Itamaracá, Erival José Salgueiral da Silva Júnior, foi preso nesta terça-feira (12) por meio da operação Pasárgada, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta manhã. Desde fevereiro deste ano, um grupo formado por funcionários públicos do município e prestadores de serviço é investigado por praticar crimes de peculato, fraude a licitação e associação criminosa, resultando um desvio que soma mais de R$ 185 mil de prejuízo aos cofres públicos, do município localizado na Região Metropolitana do Recife.

O secretário é apenas um alvo dos 12 mandados de prisão expedidos pela Vara da Comarca de Itamaracá. Dez deles já foram cumpridos, incluindo mais um mandado de prisão para o ex-secretário da mesma pasta, Geraldo Júnior, que já estava desde agosto passado no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, em decorrência da operação Carta Marcada. Ainda 11 mandados de busca e apreensão domiciliar também estão sendo articulados nas cidades de Recife,  Gameleira, Amaji, Ribeirão e Tamandaré, além da própria Itamaracá.

Leia também:
PF deflagra operação contra fraudes na previdência
Câmara aprova mudança na forma de divulgação de dados de licitações

De acordo com a delega adjunta do Diretoria Integrada Especializada (Diresp), Pollyane Farias, os crimes aconteciam na contratação de serviços simples e de baixo custo, que tinham a licitação dispensada, como manutenção na área de informática ou palestras motivacionais ou revisão de folha de pagamento. “O grupo atuava com a emissão de diversas notas de empenho em valores não muito altos e alegava sempre dispensa de licitação, e os serviços contratados não eram executados”, explicou.

A polícia informou que mais informações sobre os participantes e o modo como o grupo se articulava serão divulgados em entrevista coletiva na próxima quinta-feira (14) com delegada responsável pelo caso, Isabela Veras Porpino.