Tereza Costa Rêgo recebe medalha em homenagem à sua obra

Tereza Costa Rêgo, artista plástica - Reprodução / Portal Cultura PE

A artista plástica Tereza Costa Rêgo recebe, nesta segunda (25), a Medalha Leão do Norte - a mais importante comenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) – no Mérito Cultural Gilberto Freyre. Tereza foi indicada pelo deputado João Paulo (PC do B) e teve seu nome aceito por unanimidade pelos demais deputados. "Tereza é uma grande artista, uma grande mulher e uma lutadora incansável das causas sociais", afirma JP.

Tereza havia sido homenageada em sessão solene na Casa Joaquim Nabuco, em maio, em razão da passagem dos seus 90 anos. Agora, a pintora volta a Alepe para receber o reconhecimento pela importância de sua obra para Pernambuco. Tereza Costa Rêgo é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. Suas telas de tons saturados retratam principalmente figuras femininas e protestam contra o conservadorismo da sociedade açucareira. Ainda em atividade, a artista produz e se renova, em seu ateliê em Olinda.

Na solenidade, que tem início às 18h no auditório Sergio Guerra, também serão agraciados com a medalha Leão do Norte a vice-governadora Luciana Santos, na Categoria Mulheres de Tejucupapo (indicação da deputada Roberta Arraes) , a goleira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Barbara Micheline do Monte Barbosa, na categoria Mérito Esportivo Carlos Alberto de Oliveira (indicação da deputada Simone Santana), o professor Abdalaziz de Moura, na categoria de Mérito Educacional Paulo Freire (indicação do deputado Isaltino Nascimento), o médico Aderson da Silva Araújo, no Mérito Sanitário Josué de Castro (indicação do deputado William Brígido), e o também professor Wilson Sotero Dália, no Mérito administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire (indicação da deputada Priscila Krause).

Serviço:

Entrega das Medalhas Leão do Norte Classe Ouro de 2019

Dia: 25/11, às 18h
Local: auditório Sergio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco