5ª Conferência debate propostas de 40 mil pernambucanas

Evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Cedim-PE) - Divulgação
Nas próximas quarta (30) e quinta-feira (31), a pauta proposta por cerca de 40 mil mulheres, em Pernambuco será discutida na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que tem como tema central: Mulher e Democracia: Uma Agenda de Luta por Direitos Iguais.  O evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Cedim-PE), acontece em Gravatá.

A ação é resultado de uma escuta através de fóruns de mulheres realizados, entre os dias 23 de julho e 9 de outubro, nos 184 municípios pernambucanos com a sociedade civil e os governos municipais. O momento foi de propor políticas públicas mais inclusivas para as mulheres nos espaços de poder e no controle social, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, autonomia econômica, educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, não transfóbica e laica, saúde, direitos reprodutivos e direitos das mulheres a cidades mais seguras e inclusivas.

As conferências estaduais acontecem, a cada quatro anos, e Pernambuco é destaque nacional como o único Estado da Federação a cumprir o calendário das conferências municipais do País, lançado pelo Governo Federal, no ano passado, e realizar a ação em 100% dos municípios.

Participam da abertura da conferência, na quarta-feira (30), chefes de Estado, prefeitas e
prefeitos, representantes do legislativo, Judiciário, 602 delegadas eleitas e 18 convidadas dos municípios e demais convidadas (os).  Na quinta-feira 31, os trabalhos iniciam com a divisão de cinco eixos que dissecarão temas: Mulheres: Participação Política e Controle Social, apresentado por Auta Azevedo, conselheira de Notório Saber do Cedim-PE e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. O 2º destacará Mulheres: Democracia e Eleições 2020. A expositora será a jornalista Estela Bezerra eleita para o primeiro mandato de deputada Estadual pelo PSB/PB, em 2014. O tema Autonomia Econômica e Mercado de Trabalho ficará a cargo da doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, Tânia Bacelar.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, informa que as conferências municipais pautaram propostas que foram levadas e discutidas pela população feminina destacando os princípios e a importância de um plano de governo que escute as mulheres de forma ascendente. A secretária Executiva da SecMulher, Ana Callou, complementou a fala de Silvia acrescentando que a ação é fundamental para incluir as demandas das mulheres nos orçamentos que são instrumentos de planejamento dos governos, a exemplo do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).  “Nossa meta é incluir novas ações e potencializar os projetos exitosos que já existem”, completa Ana Callou.

Serviço:

5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

Data: 30 e 31 de outubro
Local: Hotel Canárius – Gravatá-PE

mulheres

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Newsletter