Álvaro Porto diz que Alepe está à disposição para colaborar com planos da Suíça de investir em PE

Porto afirmou que a Alepe está à disposição para colaborar no que for possível.

Deputado Álvaro Porto (à esquerda) e o embaixador da Suiça no Brasil, Pietro Lazzeri - Foto: Lucas Patrício

Leia Também

• Álvaro Porto participa de ato do Governo: "Alepe está à disposição para votar o que for bom para PE"

O presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu a visita institucional do embaixador da Suiça no Brasil, Pietro Lazzeri. De acordo com o embaixador, o estreitamento de laços com Pernambuco é uma decisão estratégica, uma vez que é meta do país europeu fortalecer, a partir de investimentos no estado, a presença no Nordeste. Porto afirmou que a Alepe está à disposição para colaborar no que for possível. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (4).

Atualmente, 550 empresas suíças mantêm operações no Brasil, totalizando mais de R$ 70 bilhões de investimentos e gerando 70 mil empregos, mas, segundo Lazzeri, o seu país quer fazer mais no Nordeste. “Estamos aqui com o nosso time para isso”, disse o embaixador, que esteve acompanhado do Cônsul Geral do Rio de Janeiro, Bernhard Furger, e do Cônsul Honorário da Suíça no Recife, Rodolfo Ferh. Também participaram do encontro o Secretário-Chefe da Assessoria Especial à Governadora, Fernando Holanda, e a gerente de Relações Internacionais do Estado, Rayana Aguiar.

Além de Porto, recepcionaram os suíços os deputados Lula Cabral (SD), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, e Nino de Enoque (PL), membro do colegiado. Na conversa, o presidente da Alepe destacou que Pernambuco é lugar ideal para se investir e lembrou que, além da Região Metropolitana, o interior tem mercado para receber empreendimentos de grande porte, a exemplo da Masterboi que hoje opera, em Canhotinho, no Agreste Meridional, o mais moderno frigorífico do Brasil. Lula Cabral frisou que o Porto de Suape tem estrutura e tecnologia para assegurar negócios de qualquer segmento. Nesta terça-feira (05.11), inclusive, a comitiva suíça, que tem mantido encontro com representantes do estado, vai a Suape .

O embaixador lembrou que as relações entre Suíça e Brasil existem desde 1819 quando os primeiros imigrantes daquele país chegaram ao Rio de Janeiro. Agora, reiterou, é objetivo ampliar as operações no Nordeste, tendo Pernambuco como alvo. De acordo com Pietro Lazzeri, as empresas atuam, principalmente, nos setores de energia, água e saneamento. Ele informou ainda que o próximo Fórum Econômico de Davos (Suíça), entre 15 e 18 de janeiro, contará com um dia dedicado aos negócios entre Brasil e Suíça.

 

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

 

 

Veja também

Palestinos correm para o mar após ajuda humanitária cair de avião em Gaza
MUNDO

Palestinos correm para o mar após ajuda humanitária cair de avião em Gaza

Assaltante dá "voadora" em homem para roubar celular em Caruaru
AGRESTE

Assaltante dá "voadora" em homem para roubar celular em Caruaru