Amupe inicia a corrida eleitoral pelo comando da entidade com múltiplas candidaturas
Pré-candidatos costuram projetos nos bastidores da instituição
O edital que marca o início da corrida eleitoral para a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) foi publicado ontem e alguns nomes já são cogitados para o pleito. Estariam no páreo o ex-prefeito de Paudalho e atual presidente da Amupe, Marcelo Gouveia (Podemos); o prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP); o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos); a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT); o ex-prefeito de Escada Jandelson Gouveia da Silva (PL), e o ex-prefeito de Jupi Marcos Patriota (UB).
Leia Também
• Raquel Lyra quer Amupe mais próxima e garante pagamento de emendas parlamentares
• Amupe publica edital de convocação das eleições da entidade; votação ocorre no dia 27 de fevereiro
• Edital da Amupe dá largada para eleições da entidade
O presidente da comissão eleitoral, Lula Cabral (SD), prefeito do Cabo de Santo Agostinho, defendeu a busca por consenso. “Vou propor uma conversa com os cinco pré-candidatos”, afirmou.
"Na próxima semana, vamos tentar o diálogo, vamos tentar conversar para ver se conseguimos unir, para formar uma chapa de consenso, como geralmente fazemos”, explicou Lula.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que deseja uma gestão da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) que tenha sintonia com o Governo do Estado.
“Espero que se possa chegar num melhor consenso, se possível, para que a gente tenha uma instituição que esteja direcionada para um caminho só: o fortalecimento dos municípios em Pernambuco. A gente precisa tirar a disputa política eventual, política partidária, para poder fazer com que a Amupe seja cada vez mais forte”, declarou.
Manifestações
O atual presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, manifestou preocupação com o que classificou como uma tentativa de “partidarizar” a entidade. Gouveia também afirmou que estaria disposto a retirar sua candidatura em nome da unidade. “Eu não tenho vaidade de ser o nome. Se houver outro nome que agregue mais, que aglutine mais do que o meu, não há dificuldade de eu apoiar”, afirmou Gouveia, que admitiu a intenção de concorrer para deputado federal em 2026.
O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, também confirmou sua pré-candidatura. Ele destacou que sua postulação é motivada pela busca de maior representatividade dos municípios sertanejos. Apesar disso, Marques acredita em um possível consenso. “Acredito que haverá um consenso para termos duas ou três chapas, mas estamos fazendo a nossa parte”, afirmou. A reportagem procurou Márcia Conrado, Pedro Ermírio, Marcos Patriota e Jandelson Gouveia da Silva, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.



