Aos 73 anos, PSB faz autocrítica e reforma seu estatuto

Humberto Pradera

O Partido Socialista Brasileiro que, nesta quinta-feira (6) completa 73 anos, decidiu lançar se lançar num processo de autocrítica, aberto a todos os filiados e a setores da sociedade, com o objetivo de promover uma autorreforma e propor um projeto nacional de desenvolvimento para o país. Ao final do processo, serão aprovados um novo manifesto e programa partidário. O documento-base apresentado em novembro de 2019 está sob consulta pública desde então, e traz um diagnóstico da crise política e propostas inovadoras para o Brasil.

Nesta quarta-feira (5), foi lançado o livro 3, atualizado com propostas enviadas por socialistas de todo o país. O documento está acessível no hotsite www.autorreformadopsb.com.br, juntamente com os documentos anteriores e os textos de autores consultados.

A autorreforma, uma iniciativa inédita na história do partido, revela a “inconformidade aguda” e a consequente “inquietação de consciência” dos socialistas, nas palavras de Carlos Siqueira em artigo comemorativo aos 70 anos do PSB, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 2017.