Após decisão do TRE-PE, candidatos a prefeito do Recife adaptam agenda

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em proibir atos presenciais relacionados à campanha Eleitoral 2020 fez os candidatos mudarem compromissos de campanha de última hora. A determinação pegou os prefeituráveis de surpresa e fez os coordenadores de campanha passarem as últimas horas repensando suas estratégias.

Segundo a resolução, atos causadores de aglomeração, ainda que em espaços abertos, semi-abertos ou no formato drive-in, tais como: comícios; bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares; e confraternizações ou eventos presenciais, inclusive os de arrecadação de recursos de campanha, ainda que no formato drive-thru.

A candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), cancelou a caminhada Lilás que iria promover nesta sexta-feira (30), a partir das 15h, no Centro do Recife. A coligação que dá base para a candidatura lamentou a decisão, mas respeitará o novo cronograma eleitoral, readaptando sua agenda.

Leia também:
Saiba como denunciar atos presenciais de campanha que gerem aglomeração

A candidata Delegada Patrícia Domingos (Podemos) também acabou cancelando uma motocarreata que iria realizar na Várzea, nesta sexta-feira (30). Os atos nesse formato já estavam se tornando tradicionais nas agendas de campanha da postulante, que percorria bairros da cidade em um jipe verde (cor da sua campanha), denominado kiwi. 

Para as agendas do fim de semana, a coordenação da campanha da postulante adotou o "Paredão da Delegada". Trata-se de um carro, que vai levar somente a prefeiturável, e vai passar pelo Engenho do Meio e Guabiraba, no sábado, e pelo Coque, no domingo.

O candidato Coronel Feitosa (PSC) também contava com atos de rua na agenda divulgada antes da decisão do TRE-PE. O postulante cumpriria uma extensa agenda, com panfletagem e carreata no Ibura, porta a porta na Vila Detran e mini Carreta pelos bairros Cidade universitária, Brasilite, Várzea , UR-7 várzea, Dois Irmãos , Apipucos. No segundo comunicado, divulgada para a imprensa, a agenda de compromissos do postulante incluia apenas reuniões internas e uma sabatina UNICAP, às 19h.

Nesta sexta (30), Charbel faria uma caminhada pelo Ibura, 16h. Com a decisão do Tribunal, a ida ao bairro está mantida, mas com um ajuste: uma visita à casa de um morador simpatizante do prefeiturável, que entrou em contato com o postulante via redes sociais.

Em atendimento à decisão do Tribunal Regional Eleitoral, o candidato do PSL à Prefeitura do Recife, Carlos Andrade Lima, suspendeu toda a sua agenda externa programada para este sábado (31/10), domingo (01º/11) e segunda-feira (02/11). Com a alteração, ele fará gravações dos últimos programas para guia eleitoral e participará de reuniões para alinhar a reta final da campanha.

  

Veja também

Situação ideal para Jogos de Tóquio é ter torcedores, diz governadora
Olimpíadas

Situação ideal para Jogos de Tóquio é ter torcedores, diz governadora

Referência no judô, Tenório almeja 7ª medalha paraolímpica aos 50
Esportes

Referência no judô, Tenório almeja 7ª medalha paraolímpica aos 50