Aprovado Título de Cidadão Pernambucano para o Padre Reginaldo Veloso

O padre Reginaldo Veloso é agora cidadão de Pernambuco, estado onde viveu a maior parte dos seus 84 anos. A Proposta de Resolução, de autoria do deputado João Paulo (PT), foi aprovada nesta semana no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A data da cerimônia de entrega do Título Honorífico ainda não está definida, pois Reginaldo se encontra internado desde o último dia 15, onde trava luta contra o câncer.

“O padre Reginaldo é uma figura incrível com uma enorme contribuição na construção de uma sociedade mais justa para o nosso Estado. Sempre esteve ao lado do povo, defendendo uma igreja atuante contra as injustiças sociais. É um orgulho imenso ser autor de projeto que é, na verdade, um reconhecimento a grandeza de Reginaldo”, afirma João Paulo.

Reginaldo Veloso nasceu em Alagoas, veio ao Recife para estudar Teologia aos 13 e só saiu daqui para morar em Roma, onde foi ordenado padre. Adepto da Teologia da Libertação, defende uma igreja nas mãos do povo, em luta contra a opressão e a fome.

Presbítero da Arquidiocese de Olinda e Recife, Veloso foi um dos divulgadores do documento “Eu Ouvi os Clamores do Meu Povo”, de 1973, durante a Ditadura Militar. O documento reivindicava trabalho para a multidão de desempregados da época e o atendimento de necessidades básicas, como moradia, transporte e outros direitos.

Como resultado, o padre Reginaldo foi levado para interrogatório por agentes do Dops.

“Queriam saber quem eram os autores do documento. E eu respondia com os nomes da extrema-direita”, conta o padre no documentário ‘Reginaldo Veloso: O Amor Mais Profundo’, que narra sua vida sacerdotal e de militância social e política.

Reginaldo foi pároco por 10 anos da Paróquia de Santa Maria, na Macaxeira, e, por 11 anos, da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Morro. Foi afastado depois da renúncia de Dom Helder, de quem era muito ligado, quando padres progressistas foram expulsos. Na época, moradores do Morro esconderam a chave da igreja em protesto com seu afastamento. Reginaldo continuou na luta como presbítero das Comunidades de Base.

Veja também

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
DESEMPREGO

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social
BRASIL

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Newsletter