Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Ato reforça sintonia institucional entre Estado e Planalto

Gestora assinou termos de contratos de regularização fundiária

Em Brasília, governadora Raquel Lyra, ao lado do presidente Lula, assina contrato de regularização fundiáriaEm Brasília, governadora Raquel Lyra, ao lado do presidente Lula, assina contrato de regularização fundiária - Hesíodo Góes/Secom

Um dia depois de o ministro da Casa Civil, Rui Costa, considerar que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), já compõe a base do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o lançamento do programa Periferia Viva, ontem em Brasília, reforçou a sintonia entre os dois gestores.

 A governadora, que estava na capital federal desde a última quarta-feira, esticou a estada para atender ao convite do Ministério das Cidades. Foi a única chefe de Executivo estadual a acompanhar a cerimônia, que agraciou duas empreendedoras periféricas de Pernambuco: uma da comunidade Vila Arraes, no Recife, e outra de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

"Esse encontro aqui é o encontro dos invisíveis. O dia de hoje é o dia em que a periferia desse País se torna visível para o Governo e para a sociedade", declarou o presidente, que, chorando, interrompeu o discurso algumas vezes.

Também foi para os invisíveis que a governadora prometeu políticas públicas ainda em campanha. Ontem, ela viu o discurso do presidente Lula entrar em sintonia com um dos mantras da sua gestão. 

Termo

Durante o evento, a governadora, ao lado do presidente, assinou o termo que vai garantir mais de 19 mil contratos de regularização fundiária para famílias em oito Estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Serão contratadas 15.097 unidades em regularização fundiária e mais 4.285 unidades para melhoria habitacional, um investimento federal de cerca de R$ 85 milhões. 

"Em Pernambuco, o programa também chegará com regularizações fundiárias, com recurso do governo federal e executado pelo Governo do Estado, para dar o título dos imóveis e garantir cidadania e segurança a famílias pernambucanas. Agradeço a parceria com o presidente Lula pela iniciativa desta e de outras ações que estamos construindo juntos em Pernambuco”, ressaltou Raquel.

O programa envolve mais de R$ 7 bilhões destinados a urbanização de favelas, prevenção de desastres em encostas, melhorias habitacionais e regularização fundiária. O projeto CEP para Todos também integra a iniciativa e prevê que todas as moradias em favelas tenham código postal até 2026. O Periferia Viva reconheceu ainda iniciativas sociais nas comunidades. Entre eles, o da pernambucana Joyce Paixão, que atua às margens do Rio Capibaribe, e desenvolveu um plano de adaptação e mitigação para os efeitos das chuvas. "Peço ao presidente e aos ministros que olhem para a periferia não como assistencialismo, mas como a potência que somos", apelou a jovem.

Veja também

Newsletter