Câmara do Recife aprova obra voltada para 48 mil famílias do Coque

O requerimento foi apresentado pelo vereador Augusto Carreras (PSB) - Divulgação

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira (6), a conclusão imediata das obras de revestimento e urbanização do Canal Ibiporã, na Comunidade do Coque, no Joana Bezerra. O trabalho está estimado em R$ 10 milhões, vai beneficiar diretamente 48 mil famílias e terá impacto ainda na preservação de áreas de mangue da cidade. O requerimento à Prefeitura do Recife foi apresentado pelo vereador Augusto Carreras (PSB).

O Canal do Ibiporã tem 712m de extensão e 4m de largura. Entre 2013 e 2015, os primeiros dois trechos foram revestidos e urbanizados - os dois restantes equivalem a pouco mais de 400m. O canal liga a Estação do Metrô Joana Bezerra ao mangue, que com a conclusão do trabalho vai parar de receber toneladas de lixo e esgoto. 

“A conclusão dessa obra se faz extremamente necessária. Vai facilitar o acesso de quase 50 mil famílias a serviços básicos de saneamento. Isso trará impacto imediato na saúde das pessoas que ali residem, reduzirá os riscos de alagamento nos períodos chuvosos e ainda vai promover a valorização imobiliária no bairro”, disse o vereador Augusto Carreras. “Sem contar que é uma forma de estarmos preservando as áreas de Mangue e o Rio Capibaribe”, completou.
 
Além do revestimento do canal, as obras preveem a pavimentação da Rua Ibiporã, a construção de calçadas ao longo do canal, implantação de ciclovia, rampas de acessibilidade, passarelas para pedestres, iluminação pública e plantio de grama e árvores de pequeno porte.

Na semana passada, o vereador Augusto Carreras acompanhou engenheiros da URB em uma visita ao Canal Ibiporã para ver detalhes do projeto e da execução da obra. “Esse era um pleito antigo da comunidade e, felizmente, vamos conseguir atender”, disse Augusto Carreras.