Câmara do Recife começa a usar assinaturas digitais

Divulgação

A Câmara Municipal do Recife dá início à utilização de assinaturas eletrônicas em proposições legislativas e documentos administrativos da Casa a partir da próxima segunda-feira, 8. A inovação é fruto do termo de cooperação técnica firmado entre o Poder Legislativo e a Empresa Municipal de Informática (Emprel).

As orientações para o uso da nova tecnologia estão sendo fornecidas, esta semana, através de encontros, via videoconfência, que reúnem parlamentares e assessores dos gabinetes. De acordo com o gestor do setor de Informática da Câmara do Recife, Ricardo Ferraz, todo o processo é simples e seguro. “Durante uma hora, explicamos como usar a ferramenta, desde a elaboração de um documento até o seu envio, por e-mail,  já assinado eletronicamente”, afirma.

A assinatura digital é reconhecida e utilizada em outros órgãos, como a Prefeitura do Recife. Dentre os resultados, a economia de papel e tinta para impressão, a liberação de espaços físicos que arquivariam papéis, além da agilidade no envio e recebimento de documentos, tanto administrativos, como legislativos - a exemplo de projetos de lei, requerimentos, projetos de resolução etc.

O termo de cooperação técnica entre a Câmara e a Emprel foi assinado no último dia 10 de fevereiro, pelo presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), pelo primeiro-secretário, o vereador Eriberto Rafael (PP), e pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

Na ocasião, Romerinho Jatobá destacou que se trata de uma etapa do compromisso de modernização da Câmara assumido pela atual gestão. “Vamos partir para o digital. Avançar na modernização é um compromisso nosso, da Comissão Executiva”, ressaltou.

Já Eriberto Rafael prevê outras ações da parceria com a Emprel, pois defende o avanço em sustentabilidade e maior agilidade nos serviços. “Este é o primeiro passo que estamos dando no sentido de estreitar esse diálogo para trazer mais resultados”, disse.

Veja também

Reino Unido promete impor dificuldades à realização da Superliga
Futebol Internacional

Reino Unido promete impor dificuldades à realização da Superliga

TCE-PE e MPCO orientam prefeitos sobre retorno seguro às aulas
Blog da Folha

TCE-PE e MPCO orientam prefeitos sobre retorno seguro às aulas