Câmara do Recife retira da pauta discussão sobre Carnaval 2021

Galo da Madrugada 2019 - Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

O requerimento que propunha o cancelamento do Carnaval 2021 por conta do novo coronavírus foi retirado da discussão na Câmara Municipal do Recife. O vereador Augusto Carreras aprovou a decisão. O parlamentar do PSB havia considerado prematuro colocar esse assunto em debate na Casa, uma vez que ainda faltam sete meses para a festa e a pandemia pode ser controlada. No entanto, reconhece que, caso os números da doença não se alterem nas próximas semanas, o debate vai precisará voltar ao Plenário.  

“Quem sabe possamos realizar esse debate em outubro ou novembro, quando poderemos ter mais clareza da situação de como estará a pandemia em fevereiro do próximo ano. Sendo assim, poderemos votar essa matéria com mais segurança e decidir se haverá ou não a festa (Carnaval 2021). Mas resolver isso agora, faltando sete meses para o evento, nos pareceu temeroso e prematuro”, afirmou Augusto Carreras.

O vereador do PSB propõe um debate mais amplo sobre a realização ou não do Carnaval 2021. Para Carreras, é preciso que a Câmara Municipal do Recife convoque especialistas na área de saúde para audiências públicas na Casa. De acordo ele, qualquer decisão precisa ser amparada por critérios técnicos e científicos. 
“É claro que, se o Carnaval fosse no mês que vem, nós nos posicionaríamos nesse momento contrários a realização da festa. Até aqui, temos sido ferrenhos defensores do que orientam as autoridades médicas. E o momento atual é de não aglomeração”, afirmou Augusto. “Mas os cenários sobre a pandemia podem mudar. As notícias sobre vacinas, por exemplo, são muito promissoras. Por isso, precisamos dar voz à ciência e fazer da Câmara um espaço aberto para esse debate”, completou.