Câmara municipal aprova desconto de 10% no IPTU do Recife

Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei do Executivo 10/2021, que institui o Programa Emergencial de Pagamento do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) relativo ao exercício fiscal de 2021. De acordo com a matéria, será concedido um desconto de 10% na cobrança dos impostos em parcelas já vencidas ou ainda a vencer neste ano. Foram realizadas duas votações na Casa de José Mariano, durante reunião ordinária e Extraordinária, para que fossem votados os pareceres, pela aprovação, elaborados pelas Comissões de Finanças e Orçamento, Legislação justiça. A proposição chegou na última segunda-feira (5) tramitando em regime de urgência e deve ser sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) nesta semana. 

Para o vereador Samuel Salazar(MDB) essa é mais uma iniciativa da gestão municipal para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19. "Esse projeto, que foi aprovado hoje, é importante porque traz mais uma possibilidade e traz mais um benefício para população. Estamos vivendo algo que ninguém imaginava viver durante tanto tempo, tudo demanda de nós uma grande responsabilidade para que agente consiga estar entregando tudo o que a população demanda minimizar impactos da pandemia", enfatizou o líder do governo na Câmara Municipal do Recife.

 “A Câmara Municipal compreendeu a importância do projeto, que abre a possibilidade para que o contribuinte tenha mais prazo para pagar o tributo com desconto. O tema foi discutido em todas as comissões pertinentes, além de passar por amplos debates no plenário e ser votado pelo parlamento municipal. A Casa cumpriu seu papel, com velocidade e responsabilidade”, destacou o presidente da Casa José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). 

Segundo a justificativa da Prefeitura do Recife, essa iniciativa faz parte de um grande esforço financeiro com vistas ao fornecimento de condições estruturais para o enfrentamento, pelo município, da situação calamitosa decorrente da pandemia causada pela covid-19,que vem exigindo do Poder Público, medidas urgentes de contingência e de redução de impactos sociais e econômicos.

 "Essa iniciativa mostra a sensibilidade da Prefeitura do Recife para amenizar os impactos econômicos da pandemia do Coronavírus na nossa cidade. Em um cenário em que a Prefeitura também sente os efeitos da crise enquanto precisa investir em ações de enfrentamento, a gestão faz esse esforço para ajudar os contribuintes", destacou o vereador Eriberto Rafael (PP).

Veja também

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda
MUNDO

Após dois anos de polêmicas, Parlamento britânico aprova lei para enviar imigrantes para Ruanda

Dia de São Jorge: Veja artistas que são devotos do Santo Guerreiro
Famosos

Dia de São Jorge: Veja artistas que são devotos do Santo Guerreiro

Newsletter