Carlos Siqueira sobre permanência no comando do PSB: “Não me lancei e nunca vou me lançar candidato”

A escolha do próximo presidente nacional do PSB está cercada de expectativas. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sempre foi visto como uma figura de unidade e sempre contou com apoio das bases da legenda. No entanto, a possibilidade do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) ocupar o posto, visando dar visibilidade para a disputa pelo Governo do Estado em 2022 ganhou força. 

Alheio às movimentações, Carlos Siqueira foca na organização do encontro virtual do Diretório Nacional do partido no próximo dia 11 de dezembro e no XV Congresso Nacional da legenda. Na ocasião, o novo presidente nacional do PSB deverá ser conhecido. O evento, contudo, ainda não tem data marcada. 

À Folha de Pernambuco, Siqueira explicou que o Congresso ainda não tem data para ocorrer por causa da pandemia do novo coronavírus e as restrições impostas pela crise sanitária. No entanto, segundo ele, há uma proposta para que o encontro aconteça apenas em novembro do próximo ano. 

Questionado sobre a sua permanência no cargo, o dirigente ressaltou que “não está pensando nisso agora” e que seu nome foi uma unanimidade. “Vamos ver se alguém se apresenta”, ponderou. “Não me lancei e nunca vou me lançar candidato”, anotou. A frase faz referência ao fato do socialista sempre ter sido conduzido ao posto por unanimidade e sem bate-chapa.

Estado

Há também quem pense que ocupar a presidência do PSB em Pernambuco pode uma vitrine mais adequada para os planos futuros do prefeito do Recife Geraldo Julio. No posto atualmente ocupado por Sileno Guedes, Geraldo Julio poderia percorrer o Estado e ter contato direto com os prefeitos e lideranças do interior. Em Pernambuco, o PSB fez 53 gestores municipais na eleição deste ano. Além disso, ficaria afastado do radicalizado cenário nacional e suas polêmicas com o Governo Bolsonaro, ao qual o PSB faz oposição.

Outra opção para Geraldo Julio ao deixar o comando do Palácio do Campo das Princesas em janeiro de 2021 seria uma comandar uma secretaria no Governo de Pernambuco. Especulações dão conta de que ele poderia ocupar uma pasta robusta como Infraestrutura. No entanto, com um cenário de restrições fiscais, há quem avalie que o melhor seria se manter afastado de desgastes administrativos e pavimentar um caminho institucional visando 2022.

Avaliação

Para avaliar o resultado das eleições municipais e das perspectivas do PSB para os próximos anos, o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, convocou para o dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 14h, uma reunião virtual do Diretório Nacional. O encontro também servirá para deliberações sobre o XV Congresso Nacional da legenda. 

Ao todo, o PSB elegeu 252 prefeitos e 2.948 vereadores em todo o país. Com isso, figura na oitava colocação no ranking nacional de prefeitos eleitos neste pleito. No segundo turno, conseguiu vitórias consideradas prioritárias no Recife e em Maceió com os deputados federais João Campos e João Henrique Caldas, respectivamente. Em contrapartida, o ex-governador Márcio França sofreu um novo revés, desta vez, para a Prefeitura de São Paulo.

 

Veja também

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA
Mundo

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China
Resgate

Resgatados 11 mineiros soterrados há duas semanas em mina de ouro na China