CGU lança painel para dar transparência a contratações relacionadas à Covid-19
A Controladoria-Geral da União (CGU) lança, nesta sexta-feira (3), o Painel Gerencial “Contratações Relacionadas à Covid-19”, que permite acompanhar despesas realizadas pela União, estados, Distrito Federal e municípios para a aquisição de bens, insumos e contratação de serviços, relacionados ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. O painel busca fornecer dados gerenciais e indicar aos gestores um referencial de preços das aquisições no período da pandemia, com o objetivo de auxiliar a obtenção da melhor compra.
De acordo com a CGU, as informações reveladas pelo painel podem auxiliar os gestores no momento de novas aquisições, uma vez que ele traz parâmetros dos preços que estão sendo cobrados. Espera-se, dessa forma, que eles possam aplicar o dinheiro público sob a sua responsabilidade de maneira mais adequada.
A Controladoria ainda explica que o painel também poderá ser utilizado por órgãos de defesa e de controle para possíveis trabalhos de apuração de irregularidades ou para ações de investigação em andamento. Além disso, a ferramenta também reforça as medidas de transparência disponíveis para que a população possa exercer o controle social e contribuir para o bom uso dos recursos públicos.
A ferramenta está disponível na internet e é de livre acesso e as informações são alimentadas a partir de levantamento realizado em publicações pelo Diário Oficial da União e dos estados e municípios, além de dados dos Portais de Transparência mantidos por cada ente federativo.
Informações dos site da CGU