CGU pretende facilitar uso de recursos para reconstrução do RS

No Recife, ministro Vinicius de Carvalho afirmou que órgão atuará para diminuir burocracia

Ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius de Carvalho, garantiu que órgão vai auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul - Clarice Melo/Folha de Pernambuco

O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, declarou que o órgão está colaborando no apoio a um programa de emergência climática que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima como resposta à tragédia climática no Rio Grande do Sul. Carvalho participou de um do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, que reúne delegados de todo o País no Recife, até a próxima sexta-feira (17).

“A ministra Marina [Silva, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática] está desenhando o programa para emergência climática, a gente está trabalhando no apoio ao programa, mas está trabalhando muito também no Rio Grande do Sul com toda a nossa equipe da CGU de lá, monitorando as ações”, afirmou o ministro.

O Governo Federal já destinou em emendas parlamentares quase R$ 620 milhões de reais para socorrer o estado. Além disso, o presidente Lula deve anunciar ainda nesta quarta-feira (15) um auxílio emergencial para os atingidos pelas enchentes. De acordo com o ministro Vinicius de Carvalho, a CGU vai atuar para ajudar na reconstrução do RS. 

“Agora que vai começar uma agenda de tranferência intensa de recursos para a reconstrução, a gente tem que ajudar a gestão e eventualmente [promover] mudanças normativas para facilitar e diminuir a burocracia também, para o uso desses recursos no [tempo] mais rápido possível”, destacou.

PAC
O ministro também ressaltou que o órgão vai atuar na fiscalização da execução das obras do PAC Seleções, que vão investir um montante de mais de R$ 15 bilhões de reais em obras por todo o país. “Estamos trabalhando com a Casa Civil para desenhar nossa atuação de fiscalização e acompanhamento das obras para evitar problemas, isso a gente vai fazer com certeza”, enfatizou Vinicius de Carvalho.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Valdemar afirma ter sido comunicado por Tarcísio sobre filiação ao PL: 'Ele vem antes das eleições'
troca de partido

Valdemar afirma ter sido comunicado por Tarcísio sobre filiação ao PL: 'Ele vem antes das eleições'

Newsletter