Chuvas no Recife: Priscila Krause monitora situação na Apac; Governo suspende aulas e serviços
Vice-governadora acompanha impactos das chuvas enquanto equipes atuam em áreas de risco
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), acompanha o monitoramento das chuvas na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife.
O acompanhamento é feito na sala de situação da agência, ao lado do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, da diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal, e do secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho. Priscila registrou a visita em um vídeo publicado no Instagram e compartilhou em suas redes sociais.
“Estamos acompanhando em tempo real as chuvas que acontecem na Região Metropolitana e que agora sobem um pouco também para a Zona da Mata Sul. Todos os alertas foram dados desde a segunda-feira (3), as chuvas começaram terça feira (4), e a gente tem episódios de alguns deslizamentos, até então sem vítimas. As nossas equipes estão trabalhando para que se permaneça dessa forma”, afirmou.
A governadora Raquel Lyra (PSDB), que está em Brasília cumprindo agenda oficial, afirmou em suas redes sociais que acompanha o cenário e reforçou o pedido para que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil. A gestão estadual orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato pelos telefones: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Leia Também
• Chuvas no Recife: alerta máximo suspende expediente presencial e cancela plenária na Alepe
• Chuvas no Recife: COP emite alerta máximo e aulas da rede municipal são suspensas
• Chuvas no Recife: mesmo em Brasília, Raquel Lyra monitora situação e reforça alerta da Defesa Civil
Resgates
As chuvas intensas têm causado alagamentos e interrupções no trânsito em diversas cidades. Recife, que historicamente enfrenta problemas de drenagem, é um dos municípios mais afetados. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para atender ocorrências e realizar resgates de pessoas ilhadas.
“O Corpo de Bombeiros também está com suas equipes nas ruas, fazendo resgates necessários. Está tendo sim muito transtorno em cidades que têm problemas de drenagem, como é o caso de Recife, com muitos alagamentos e travamentos do trânsito”, explicou a vice-governadora.
Previsão
A previsão indica que as chuvas devem continuar até esta quinta-feira (6), com variações de intensidade ao longo do dia. Segundo Priscila, as equipes estaduais seguem mobilizadas e em contato com os municípios para minimizar os impactos.
“A gente segue acompanhando. As chuvas continuam até amanhã, pelas previsões, com oscilação de intensidade durante o dia. A gente espera que ao longo do dia vá perdendo força, mas os modelos meteorológicos indicam que o intervalo de quatro horas de antecedência é o mais seguro para previsões”, pontuou.
Suspensão
Diante da situação, o Governo de Pernambuco determinou a suspensão das aulas na rede estadual e dos serviços públicos não essenciais. A medida busca garantir a segurança da população e evitar deslocamentos em áreas de risco.
Confira a postagem completa sobre a visita de Priscila Krause à Apac:
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.