Cinco pré-candidatos à Prefeitura do Recife realizam suas convenções nesta quarta-feira (16)

No último dia para a realização das convenções partidárias, muitas legendas realizam, hoje, os seus eventos. Em clima de start na corrida eleitoral pela Prefeitura do Recife, a expectativa é de que sejam anunciados os nome dos vices da deputada federal Marília Arraes (PT), do ex-ministro Mendonça Filho (DEM) e da delegada Patrícia Domingos (Podemos) para as respectivas chapas majoritárias. 

A petista Marília Arraes terá o seu nome oficializado como a candidata à Prefeitura do Recife, em evento virtual, a partir das 10h. Ontem, o advogado João Arnaldo (PSOL) foi escolhido vice na chapa petista. Ele foi superintendente do Ibama e chegou a ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ele é visto como nome experiente na gestão pública, de perfil conciliador e de diálogo. Indicado formalmente pelo partido para a vice, o presidente estadual do PSOL, Severino Alves, viu seu nome perder força e acabou sendo convidado por Marília para participar da sua coordenação da sua campanha. 

Também no período da manhã, o Partido Social Cristão (PSC) oficializa, às 10h, o nome do deputado estadual Alberto Feitosa como candidato à PCR e o pastor Wellington Carneiro como vice. Além do PSC, Feitosa reúne os apoios do Patriota e do Democracia Cristã. Tanto o PSC como o DC disputam as eleições para vereadores com chapas completas. O evento acontece na Faculdade Alpha, em Santo Amaro, e será presencial, obedecendo ao protocolo de prevenção ao Covid-19. 

Já a delegada Patrícia Domingos (Podemos), homologa a sua candidatura e a de 59 vereadores do partido, às 17h, no restaurante Catamarã, localizado no Bairro de São José, área portuária do Recife. Durante a convenção, que será em conjunto com o partido Cidadania, haverá os pronunciamentos da delegada e do deputado federal Daniel Coelho, presidente do Cidadania em Pernambuco.  O evento será presencial, mas respeitará rigorosamente as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

A vice de Domingos será indicada pelo Cidadania. Em coletiva, ontem, Coelho disse que a preferência é por um nome que não integre a chapa proporcional da legenda. Os nome do empresário Zé Neto e do produtor cultural Léo Salazar estariam sendo cotados.

O Diretório do Partido Social Liberal (PSL), por sua vez, homologa a sua chapa puro-sangue com o advogado Carlos Andrade de Lima para prefeito e da psicóloga Rosaly Almeida para a vice, a partir das 18h. O evento será realizado no formato drive-in, em Boa Viagem, respeitando todas as recomendações dos órgãos de saúde. 

Além deles, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) oficializa o seu nome em ato, às 16h, no Mar Hotel, também em Boa Viagem. Um nome que chegou a ser ventilado para vice foi o  do vereador do Recife, André Régis (PSDB). No entanto, o tucano não pode mais concorrer às eleições de novembro por ter perdido o prazo de se descompatibilizar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde é professor do curso de Direito. No fim do dia, a possibilidade da composição de uma chapa puro-sangue com a deputada estadual Priscila Krause (DEM) teria ganhado força.

O PDT também realiza sua convenção hoje, a partir das 10h, através da plataforma Zoom. A convenção também será virtual. Além de oficializar a diretriz do PDT Nacional ao indicar o nome de Isabella de Roldão como vice-prefeita pela Frente Popular, encabeçada por João Campos (PSB), a convenção irá também definir os nomes dos candidatos do PDT que disputarão o mandato de vereador e vereadora na Câmara Municipal.