Colômbia e China foram países homenageados pela Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe

Divulgação

O fortalecimento das relações de Pernambuco com a China e a Colômbia mereceu destaque na atuação da Comissão de Assuntos Internacionais no ano passado. As duas nações receberam o Prêmio País Amigo de Pernambuco, homenagem que o colegiado reserva, anualmente, a países que tenham desenvolvido projetos e ações que tragam benefícios ao Estado.

Foram consideradas contribuições no âmbito comercial, cultural, educacional, econômico, social ou ambiental. Os indicados também devem possuir consulado, escritório consular, câmara de comércio ou centro cultural em Pernambuco. A seleção foi feita pelos membros da Comissão e referendada em Reunião Plenária, no mês de maio. A solenidade de entrega do prêmio será agendada para quando as condições sanitárias permitirem, em virtude da pandemia de Covid-19.

No caso da China, o deputado responsável pela indicação, Romero Sales Filho (PTB), salientou que o país asiático, além de ser o maior parceiro comercial do Brasil na atualidade, tem forte presença de imigrantes no Recife. “Há uma comunidade imensa de chineses que mora no nosso Estado e que tem se disponibilizado a entregar benefícios durante esta crise sanitária, além de fazer parcerias para compra de equipamentos, apesar das dificuldades”, observou. Complementando, o deputado Gustavo Gouveia (DEM) ainda citou como exemplo a doação de cem mil máscaras de uso hospitalar pela cidade chinesa de Guangzhou para a Prefeitura do Recife.

Já a Colômbia foi uma sugestão do deputado Lucas Ramos, que hoje está licenciado e ocupa o cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. À época, o parlamentar justificou a escolha afirmando que o modelo de cultura cidadã das cidades de Bogotá e Medellín inspirou a criação dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) no Recife. Além disso, a Capital e a Justiça colombiana firmaram convênios e intercâmbios com o Poder Judiciário de Pernambuco. “Essa nação recebeu, ainda, missões empresariais da Fecomércio-PE e alunos do Programa Ganhe o Mundo”, assinalou Ramos, no texto que indicou o país sul-americano para receber a honraria.  

Veja também

Lumena recebe 61,31% dos votos e tem jornada interrompida no BBB 21
BBB 21

Lumena recebe 61,31% dos votos e tem jornada interrompida no BBB 21

Familiares autorizam holograma e voz artificial de Dinho dos Mamonas Assassinas
MAMONAS ASSASSINAS

Familiares autorizam holograma e voz artificial de Dinho