Comissão Especial da Câmara do Recife realiza reunião com trade turístico

Com a presença virtual de diversos representantes do chamado trade turístico, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião por videoconferência na manhã desta quinta-feira (22). O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), vice-presidente do colegiado, conduziu a reunião, que contou com a participação dos vereadores Ivan Mores (PSol), Hélio Guabiraba (PSB), Ana Lúcia (Republicanos) e Tadeu Calheiros (Podemos).

O vereador Eriberto Rafael (PP), que é o presidente da comissão, esteve presente, mas precisou atender a outro compromisso. Foi o segundo encontro dos vereadores que compõem o colegiado com o setor produtivo do município. O objetivo é tomar conhecimento dos impactos que os diversos segmentos estão tendo nesta pandemia e identificar de que forma a Casa de José Mariano pode intermediar soluções práticas.

O trade turístico foi ouvido pelos vereadores justamente quando se comemora o Dia do Agente de Viagem e o diagnóstico apresentado é que o setor, hoje, não tem como gerar receita. Um dos principais pleitos foi desafogar as tarifas sobre o setor para amenizar as consequências da pandemia. No caso, eles pedem que sejam prorrogados, ou dada alguma vantagem, sobre o pagamento do Imposto Sobre Veículo Automotivo (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviços (ISS).

O vereador Marco Aurélio Filho informou que existem dados da Fecomércio garantindo que de 7%  a 10 %  do PIB de Pernambuco vem do setor do turismo e que o setor está muito impactado. “Este debate vai servir para se iniciar a reestruturação do setor, com a retomada do turismo”.

Segundo os participantes dos debates, o turismo está praticamente parado em Pernambuco. Os parlamentares ouviram o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens de Pernambuco (Abav-PE), Marcelo Waked; a diretora regional da Abav, Fatima Bezerra; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH/PE),  Eduardo Costa Cavalcanti; o vice presidente da Abav, Marcos Teixeira; e o diretor regional Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Pernambuco (Abrape), Valdiner Fernando de Oliveira. A reunião teve início com o presidente da Abav-PE, Marcelo Waked. 

Veja também

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)
Pandemia

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)
Tênis

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)