Consórcio Nordeste se reúne com Anvisa. Paulo Câmara sai insatisfeito

Divulgação/ Governo do Piauí

O governador Paulo Câmara participou virtualmente da reunião do Consórcio Nordeste sobre a autorização de importação e uso emergencial da vacina russa Sputnik V. O encontro, realizado na tarde desta terça-feira (6), contou com a presença do Presidente e de Diretores da Anvisa. O Consórcio é um grupo político que reúne os nove gestores da Região. 

A reunião de negociação foi longa e durou mais de quatro horas. Ao final, o gestor pernambucano lamentou não ter recebido o resultado esperado. "Infelizmente, eu e os outros 12 governadores participantes não tivemos uma resposta objetiva sobre nossa demanda, mesmo com a legislação brasileira determinando que um imunizante já aprovado por uma agência internacional deve ser avaliado em sete dias pela Anvisa", escreveu Paulo Câmara no Twitter.

"Temos um contrato assinado com o governo russo para adquirir 4 milhões de doses da Sputnik e cada minuto conta nessa luta. É imprescindível que o Governo Federal compreenda essa urgência e trabalhe em favor da vida dos brasileiros", concluiu o socialista. 

O presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí Wellington Dias (PT), representou os governadores e participou da reunião no formato presencial. A reunião ocorreu na sede da agência em Brasília. O Consórcio Nordeste e alguns estados do norte, juntos, adquiriram 37 milhões de doses da Sputnik V. Caso a vacina seja aprovada pela Anvisa até a próxima segunda-feira (12), as novas doses já podem chegar ao Brasil na segunda quinzena de abril. 

Entre os pontos definidos hoje está a marcação de uma nova reunião para amanhã às 9h. "A lei diz que as vacinas aprovadas já autorizadas, já em aplicação em outros países, autorizadas por agências reguladoras que estão ali previstas na lei como no caso da Sputnik, essas também devem ser validadas, devem ter uma autorização excepcional. E é isso que os governadores pedimos. Ficou acertado para amanhã", explica o governador. "Isso abre uma esperança muito grande e uma dependência do Brasil inteiro da gente ter, essas 37 milhões de doses da compra dos Estados, mais 10 milhões da compra do governo brasileiro através do ministério da saúde", completou o governador. 

 

Veja também

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana
BBB 24

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Newsletter