Coordenador do Fórum dos Governadores envia carta a Davi Alcolumbre para tratar do Plano Nacional de Vacinação

O coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil - Temática Estratégia para Vacina, o governador do Piauí, Welington Dias (PT), enviou uma carta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, solicitando uma agenda para tratar do Plano Nacional de Vacinação. O encontro incluíria lideranças do Governo e oposição. O texto diz que os gestores estão à disposição para trabalhar no caminho do diálogo com os municípios, Congresso, cientistas, setor privado e o Governo Federal.

Atualmente, tramita no Senado a votação do PL 4.023/2020, que define critérios para a distribuição e aplicação da futura vacina contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus. Ainda não há, contudo, data para a votação.

A vacina para covid-19 abriu uma nova dissidência, recentemente, entre o Governo Federal e os gestores estaduais, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cancelar a compra de doses da coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac. O chefe do Executivo exigiu comprovação científica para aprovar a compra. A medida provocou reação imediata dos gestores, que criticaram a decisão do Planalto.

Confira a carta na íntegra:

A Sua Excelência o senhor 
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal 
        
Senhor presidente, 

Considerando os interesses maiores do nosso país e importante entendimento com ministro da Saúde, no último dia 20 de outubro do corrente ano, com os Governadores (a) do Brasil, CONASS, CONASSEM, lideranças da Câmara e do Senado, ANVISA, FIOCRUZ e Butantã, manifestamos nossa disposição de seguir dialogando para implementação da melhor proposta para o povo brasileiro, com base no Plano Nacional de Vacinação e Programa Nacional de Imunização, conforme aprovado. 

Estamos abertos ao diálogo, com apoio da Câmara Técnica para Vacina do Fórum dos Governadores do Brasil, e solicitamos agenda com Vossa Excelência, como presidente desta Casa Legislativa, e lideranças do Governo e oposição, presencial ou por teleconferência, em data e horário a combinar. 

O objetivo é tratar, com prioridade, sobre o Plano Nacional de Vacinação, pensando nos interesses maiores da saúde do povo brasileiro e o caminho seguro para retomada da economia, da proteção social e, especialmente, a geração de empregos. 

Nossa disposição é de trabalhar no caminho do diálogo entre municípios, Governo dos Estados, Governo Federal, Congresso Nacional, cientistas e setor privado, objetivando salvar vidas.

Atenciosamente,
   
Wellington Dias
Governador do Piauí 
Coordenador no Fórum dos Governadores do Brasil - Temática Estratégia para Vacina

Veja também

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições
eleições

TSE faz testes preparatórios para segundo turno das eleições

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade
cinema

Bárbara Paz retrata em 'Babenco' o artista e o homem na intimidade