Deputado prepara projeto de lei para punição mais rígida de combate à violência no futebol
A medida visa novas punições para quem praticar violência dentro ou nas imediações dos estádios
O deputado estadual Joel da Harpa (PL) está preparando um projeto de lei para punição mais rígida de combate à violência no futebol, em caráter de urgência.
Segundo o parlamentar, a medida visa novas punições para quem promover tumulto, invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos e praticar ou incitar a violência dentro ou nas imediações dos estádios.
Joel da Harpa comentou sobre os casos de violência envolvendo uniformizadas do Sport e do Santa Cruz no último sábado (1º). Ele classificou as confusões como "terrorismo".
“Ultrapassaram todos os limites. O tumulto criado causou um dano não só para quem se envolveu na confusão, mas para toda a sociedade, que não pode ter medo de vestir a camisa do seu time predileto ou de ir às ruas, especialmente num momento que deveria ser de alegria e confraternização”, afirma o parlamentar.
Leia Também
• Câmara do Recife abre trabalhos da 19ª legislatura
• PT Recife aprova votos de aplauso para Carlos Veras e Humberto Costa
• João Campos fala do segundo mandato e promete iniciar armamento da Guarda no segundo semestre
Lei Vini Júnior
O deputado é autor da Lei Vini Júnior que combate o racismo e aumenta a pena para atos discriminatórios praticados contra negros, em espaços esportivos.
A Lei n° 18.576/2024, além de impor o pagamento de multas de até R$ 200 mil, proíbe os infratores de frequentarem as arenas e ginásios do Estado por até 30 anos.
A motivação da proposta foi a agressão racista por parte da torcida do Valencia contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr., em partida do campeonato espanhol disputada em 2023, em Madri.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



