Deputados do PSOL sinalizam apoio a Baleia Rossi para derrotar Bolsonaro

Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Deputados federais do PSOL sinalizaram apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB) para Presidência da Câmara Federal. Texto assinado pelos parlamentares David Miranda, Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Vivi Reis aponta para o risco da legenda se tornar "linha auxiliar da direita" e ajudar na eleição do candidato do Governo Bolsonaro, Arthur Lira (PP), ao comando do Legislativo. Na publicação, vinculada na Revista Movimento, as lideranças afirmam que "a principal tarefa do PSOL é derrotar Bolsonaro" e que é preciso integrar um movimento contra o chefe do Executivo.

A agremiação cogitava lançar uma candidatura própria na disputa legislativa, o que arriscava o discurso dos aliados de Baleia Rossi de formação de uma ampla frente pluripartidária para enfrentar o Governo Bolsonaro.

"Enquanto estamos debatendo a necessidade de uma campanha de vacinação, renovação do auxílio emergencial etc., o Planalto libera emendas e oferece cargos. Numa votação secreta, apostar em dois turnos e correr qualquer risco de uma vitória de Bolsonaro é temerário. Correremos esse risco para termos dez minutos para falar na tribuna no dia da votação e apresentarmos nosso ponto de vista durante alguns dias? Mas, se não fizermos isso, o PSOL será linha auxiliar da direita? Evidentemente, não. Como afirmou Sâmia Bomfim em entrevista ao jornal O Globo, sua posição é a de dar um voto tático e pontual em Baleia Rossi contra Arthur Lira para sermos oposição a uma eventual futura gestão de Rossi desde o primeiro dia pós-eleição", afirma o texto.

A avaliação dos parlamentares é que "a mudança na correlação de forças que permitirá combater a agenda econômica neoliberal dependerá da ação do movimento de massas e ser parte de um movimento anti-Bolsonaro dará ao PSOL, inclusive, mais autoridade sobre um setor que está conosco na defesa das liberdades democráticas". 

Veja também

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana
Futebol

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil
VACINAÇÃO

Médicos são os primeiros vacinados com a dose de Oxford no Brasil