Diretora executiva do Ipespe avalia que cenário das eleições do Recife ainda está indefinido

Marcela Montenegro,diretora executiva do Instituto de Pesquisa de Pernambuco (IPESPE) - Reprodução

Com os índices de empate técnico entre candidatos a prefeito do Recife, a diretora executiva do Instituto de Pesquisa de Pernambuco (IPESPE), Marcela Montenegro, acredita que a primeira pesquisa realizada pelo instituto, em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (25), revela que a eleição municipal na capital pernambucana ainda pode trazer muitas surpresas.

Apesar dos resultados apontados, Marcela afirma que o cenário das eleições ainda está indefinido e que o desenrolar das campanhas eleitorais darão uma maior clareza do que esperar do resultado. 

“Os números mostram exatamente um quadro inicial indefinido o início da campanha é que vai permitir uma maior nitidez dos números”, ressaltou. 

Levando em conta os números revelados na pesquisa, Marcela não descarta a possibilidade de que se tenha um segundo turno com duas candidaturas do campo progressista. As candidaturas de Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) estão na dianteira da pesquisa, respectivamente, com 22% e 16%.

“Eu acho que os números mostram que pode haver esse cenário de segundo turno com dois candidatos do campo de esquerda. Não vejo isso como uma hipótese nula, de forma alguma”, colocou. 

Marcela acredita também que o índice de abstenção eleitoral deverá ter um aumento em 2020. Os números esperados pelo instituto são de que 70% do eleitorado compareça às sessões de votação e 28% se abstenha de ir votar por conta do temor aos riscos da pandemia de Covid-19. Índices que segundo ela, podem interferir significantemente no resultado do pleito eleitoral. 

“Esse ano se espera um aumento da abstenção, que é um dado importante para se observar porque muitas vezes essa abstenção termina interferindo na votação sobretudo dos primeiros colocados”, afirmou.

 

Ouça a entrevista completa no podcast abaixo:

 

Folha de Pernambuco · 25.09.20 - Folha Política com Marcela Montenegro, diretora executiva do IPESPE

Veja também

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista
Campeonato Paulista

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país
MUNDO GAMER

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

Newsletter