Discussão para classificar Colégio Sagrada Família como imóvel especial de preservação volta para a Câmara

O Conselho de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura do Recife aprovou por unanimidade à classificação do prédio do Colégio Sagrada Família, na Praça de Casa Forte, como Imóvel Especial de Preservação (IEP). A votação foi realizada na manhã desta sexta (27), após apresentação da conclusão da análise técnica realizada no conjunto arquitetônico, que tem mais de 115 anos de história. No último dia 3, o vereador Augusto Carreras havia dado entrada em um requerimento na Câmara solicitando a vistoria. O pedido do parlamentar do PSB se juntou ao de ex-alunos do colégio.

“Ficamos felizes em contribuir para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Recife. Estamos protegendo esse imóvel do abandono e da especulação imobiliária. O prédio do Sagrada Família integra a arquitetura da Praça de Casa Forte há mais de um século e tem uma simbologia especial para os recifenses, principalmente para os que vivem na Zona Norte”, afirmou Augusto Carreras, que é membro titular do Conselho de Desenvolvimento Urbano e também ex-aluno do Sagrada Família.
 
Agora, essa pauta retorna à Câmara para que possa ser apreciada pelos vereadores e transformada em Projeto de Lei. De acordo com a legislação, os IEPs são “os imóveis constituídos por exemplares isolados, de arquitetura significativa para o patrimônio histórico, artístico e/ou cultural, os quais interessa a cidade preservar”. 
 
De acordo com a análise do CDU, classificar o Sagrada Família como IEP é contribuir para a formação da memória urbana do Recife. “A inclusão dessas importantes edificações na lista dos IEPs representa uma forma de preservar a produção da arquitetura eclética neoclássica local, contribuindo para a formação da memória urbana do Recife”, diz um trecho do documento. Em 26 de outubro, o Colégio Sagrada Família anunciou o fim de suas atividades por conta dos problemas financeiros.

Veja também

Jair Bolsonaro vê pressão subir e queda de apoio popular
PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Jair Bolsonaro vê pressão subir e queda de apoio popular

'Sempre fomos competitivos', afirma Jair Ventura ao completar cinco meses de Sport
Sport

'Sempre fomos competitivos', afirma Jair Ventura ao completar cinco meses de Sport