Drones serão usados pela PF para monitorar crimes eleitorais em Pernambuco

Simulação do uso do drone no dia do pleito - Divulgação/Polícia Federa

Treze drones serão usados pela Polícia Federal (PF) para inibir a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020, no próximo dia 15 de novembro, em Pernambuco. Em todo o País, serão mais de 100 drones. Segundo a PF, as aeronaves remotamente pilotadas serão usadas em cidades estratégicas em todo o território nacional. 

Os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do País para ajudar a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Com tecnologia de ponta, os equipamentos são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. 

"Há uma previsão logística para as regiões que serão utilizadas [em Pernambuco]. Estamos estudando, recebendo informações do TRE para que usemos em pontos pré-determinados no dia da eleição ou por ocorrências", detalhou o delegado da PF Belmiro Araújo, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.

Os drones usados pela PF possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez, durante o dia de votação. 

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda a eleição e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. 

Diante de algum flagrante de crime eleitoral, por exemplo, policiais se deslocarão imediatamente para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes. 

"As imagens serão usadas pela primeira vez nacionalmente para monitorar e acompanhar ocorrências nas eleições. Os drones são apenas mais uma ferramenta que nos permitirá fiscalizar uma possível ocorrência de forma mais rápida", acrescentou Belmiro Araújo.

Veja também

Confira o resultado do 2º turno das eleições municipais no Recife e mais 17 capitais
Eleições 2020

Confira o resultado do 2º turno das eleições municipais no Recife e mais 17 capitais

Nova temporada do "Vai que Cola": elenco está cheio de gás
Televisão

Nova temporada do "Vai que Cola": elenco está cheio de gás