Drones serão usados pela PF para monitorar crimes eleitorais em Pernambuco

Simulação do uso do drone no dia do pleito - Divulgação/Polícia Federa

Treze drones serão usados pela Polícia Federal (PF) para inibir a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020, no próximo dia 15 de novembro, em Pernambuco. Em todo o País, serão mais de 100 drones. Segundo a PF, as aeronaves remotamente pilotadas serão usadas em cidades estratégicas em todo o território nacional. 

Os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do País para ajudar a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Com tecnologia de ponta, os equipamentos são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. 

"Há uma previsão logística para as regiões que serão utilizadas [em Pernambuco]. Estamos estudando, recebendo informações do TRE para que usemos em pontos pré-determinados no dia da eleição ou por ocorrências", detalhou o delegado da PF Belmiro Araújo, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.

Os drones usados pela PF possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez, durante o dia de votação. 

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para monitorar toda a eleição e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. 

Diante de algum flagrante de crime eleitoral, por exemplo, policiais se deslocarão imediatamente para o local indicado para prender os suspeitos, que serão conduzidos para a delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes. 

"As imagens serão usadas pela primeira vez nacionalmente para monitorar e acompanhar ocorrências nas eleições. Os drones são apenas mais uma ferramenta que nos permitirá fiscalizar uma possível ocorrência de forma mais rápida", acrescentou Belmiro Araújo.

Veja também

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE
ECONOMIA

País tem taxa de informalidade de 38,7% no trimestre até fevereiro, aponta IBGE

Casa Branca estabelece regras para uso da IA pelo governo
TECNOLOGIA

Casa Branca estabelece regras para uso da IA pelo governo

Newsletter