Duque realiza solene na Alepe em homenagem aos 30 anos da Festa da Pedra do Reino
Alcymar Monteiro está entre os convidados da celebração
Na próxima segunda-feira (12), a partir das 18h, o auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), será palco de uma noite especial que mistura literatura, cultura popular e tradição sertaneja. A cerimônia marca a celebração dos 30 anos da Festa da Pedra do Reino, realizada anualmente em São José do Belmonte, e promete transportar os presentes ao universo encantado criado por Ariano Suassuna em sua célebre obra “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”.
Reis, rainhas e personagens inspirados no imaginário sertanejo farão parte da ambientação da cerimônia proposta pelo deputado estadual Luciano Duque (SD). A homenagem busca destacar o valor simbólico da Festa da Pedra do Reino, evento tradicional do Sertão pernambucano que combina elementos históricos, religiosos e culturais, além de referências à obra de Ariano Suassuna.
Entre os convidados da noite solene na Alepe está o cantor Alcymar Monteiro, intérprete da música-tema “Reino da Pedra do Reino”, além de familiares do autor Ariano Suassuna, incluindo seus netos.
Leia Também
• Luciano Duque participa de Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal
• Luciano Duque cobra ações urgentes em favor dos agricultores afetados pela seca em Pernambuco
• Luciano Duque propõe Incubadora Estadual de Negócios para Mulheres Empreendedoras em Pernambuco
Edição de 2025
A edição de 2025 da Festa da Pedra do Reino acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, com a cidade de São José do Belmonte se vestindo de azul para viver a festividade. Um dos destaques da programação é a Cavalgada Zeca Miron, no sábado (24), onde cavaleiros divididos entre cristãos e mouros disputam argolinhas em busca da coroação da rainha. No domingo (25), acontece a emblemática cavalgada até a Pedra do Reino, um percurso de 30 quilômetros até a Serra do Catolé que reúne milhares de participantes.



