Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

“É como se eles tivessem medo, porque com recurso Raquel faz”, diz Débora Almeida sobre empréstimos

Deputada estadual alega que existem muitos entraves na destinação de recursos para o governo estadual

Programa Folha Política com a deputada estadual Débora Almeida (PSDB)Programa Folha Política com a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) diz que está se desenhando um cenário orçamentário desafiador em Pernambuco. Em entrevista nesta segunda-feira (15) para a Rádio Folha FM 96,5, a parlamentar disse que aprovar empréstimos dentro das comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), vem se provando um verdadeiro problema. 

“O dinheiro não é para Raquel, não é para a governadora, é para Pernambuco”, declarou Débora. 

Tentando traçar seu próprio jogo de “xadrez político”, como a deputada nomeou, o plano para trazer maior agilidade para a autorização de empréstimos é usar das mesmas estratégias da oposição. 

Débora Almeida, que é relatora do projeto do empréstimo de R$ 1,7 bilhão para o estado, apresentou essa semana um substitutivo para o texto original do recurso, pedindo que 50% do valor seja destinado aos municípios pernambucanos. Quando essa proposta foi trazida anteriormente pelo deputado Waldemar Borges (MDB), a deputada afirmava que essa manobra seria inconstitucional. Porém, a jogada foi adotada para forçar o texto a ser aprovado pelas Comissões, e, em seguida, derrubado no plenário, local em que o governo forma maioria, e pode aprovar o documento original.

“Na assembleia, às vezes você tem que recuar para avançar. Nas comissões, o governo é minoria. Nós somos apenas quatro e a oposição cinco. Se eu apresentasse um projeto diferente naquele momento, a gente iria perder, e provavelmente teria um outro um outro substitutivo. E aí, terminaria travando nas comissões. Isso não é vingança, é estratégia”, alegou.

Raquel Lyra

A deputada Débora Almeida também declarou seu apoio à governadora Raquel Lyra (PSD) para 2026, e já se posicionou sobre uma possível mudança de partido, para acompanhar o projeto da gestora estadual. 

“Provavelmente eu vou estar no PSD junto com ela [Raquel]. E aí a gente vai aguardar a janela eleitoral para a gente poder fazer a filiação”, declarou.

Confira a entrevista:

 

Veja também

Newsletter